fique por dentro de floripa

- Eventos - Florianópolis sedia o lançamento da 7ª Vindima de Altitude

11.02.2020

Florianópolis sedia o lançamento da 7ª Vindima de Altitude

11.02.2020
Florianópolis sedia o lançamento da 7ª Vindima de Altitude
Foto: Divulgação

O evento será realizado no dia ‪13 de fevereiro, na sede do Sebrae/SC

A 7ª edição da Vindima de Altitude, evento tradicional das vinícolas da serra catarinense, será lançada no dia ‪13 de fevereiro, ‪quinta-feira, às 19h, na sede do Sebrae/SC, na capital. O encontro dá início às celebrações da festa da colheita da uva, que neste ano inicia no dia ‪28 de fevereiro e seguem até ‪29 de março. Durante o lançamento, o Sebrae/SC fará a entrega de um livro digital que conta a história da produção dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina. A Vindima de Altitude é organizada pela Associação Vinhos de Altitude e Produtores Associados e tem o apoio do Sebrae/SC, Aproserra, IFSC Urupema, Boccati, prefeitura de São Joaquim e governo de Santa Catarina.

A safra da uva movimenta a Serra Catarinense, trazendo visitantes e moradores para as festividades. A Vindima de 2020 vai celebrar a colheita com atrações culturais, música, gastronomia e vinhos que caracterizam a região. As vinícolas oferecem programações especiais com sunsets, piqueniques, almoços e jantares harmonizado, atrações culturais, passeios, oficinas e workshops, além da degustação dos vinhos de altitude, premiados nacional e internacionalmente. E, em meio aos 30 dias da experiência da colheita da uva, ocorre ainda, nos dias 6, 7 e ‪8 de março, em São Joaquim, o Festival da Vindima. O evento será realizado no CEP (Centro de Eventos Paroquial) na Praça João Ribeiro no Centro em São Joaquim. A programação completa da Vindima pode ser acessada pelo site ‪https://www.vindimadealtitude.com.br/

Segundo o presidente da Associação Vinhos de Altitude e Produtores Associados, José Eduardo Pioli Bassetti, a Vindima é uma iniciativa da entidade que busca divulgar o vinho e as vinícolas de altitude catarinense. O evento ainda fomenta o enoturismo regional, onde há cultivo de inúmeras variedades de uvas. Numa área de cerca de 300 hectares, são produzidos, anualmente, mais de 1 milhão de garrafas de vinho.

O Sebrae/SC é um dos apoiadores da iniciativa que destaca o potencial da serra para o turismo, a economia e geração a de empregos. “Os vinhos são um grande atrativo na região, e podem beneficiar não somente as vinícolas, mas os demais pequenos negócios da cadeia do turismo, como restaurantes, pousadas, hotéis, agências e guias turísticos, comenta o diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

Indicação Geográfica dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina

Em dezembro de 2019, o Sebrae/SC fez a entrega ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, INPI, do dossiê que busca a certificação da Indicação Geográfica (IG) de Indicação de Procedência para os Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

A previsão é de que o INPI faça o reconhecimento da IG em dezembro de 2021, possibilitando o uso do selo na produção de 2022 para as 19 vinícolas associadas.

A Indicação Geográfica de Indicação de Procedência é uma certificação concedida pelo INPI que garante que um determinado produto ou serviço se tornou conhecido pela sua limitação geográfica de localidade ou região, como o Champanhe e o Vinho do Porto, por exemplo.

De acordo com Luc Pinheiro, a conquista dessa IG irá agregar valor aos vinhos de altitude catarinenses, organizando o setor e promovendo o desenvolvimento econômico regional. “Santa Catarina é reconhecida pelos seus vinhos de alta qualidade e a IG é uma ferramenta que irá valorizar a produção, a gastronomia e o turismo da região, importantes setores para a dinamização da economia e para o desenvolvimento sustentável. A conquista da IG garantirá aos nossos vinhos reconhecimento nacional e internacional”, comenta o diretor do Sebrae/SC.

Esse projeto tem o apoio da UFSC, Epagri, Embrapa, Prefeituras Municipais das cidades produtoras e da Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina.

Há ainda outros projetos de Indicação Geográfica em Santa Catarina além da IG dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina. O Sebrae/SC lidera o processo de conquista das IGs do Mel de Melato da Bracatinga e da Maçã Fuji da Região de São Joaquim, ambas na Serra Catarinense. Ainda, da Banana e da Cachaça de Luiz Alves, do Camarão de Laguna, da Linguiça Blumenau e da Ostra de Florianópolis. Todos em fase de pesquisa e construção dos documentos de pedido de registro de Indicação Geográfica.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Evento debate redução de burocracias para empreendedores em Florianópolis

17.02.2020

Evento debate redução de burocracias para empreendedores em Florianópolis

Vem aí o Imersão Impacto 2020 por Chai Carioni

17.02.2020

Vem aí o Imersão Impacto 2020 por Chai Carioni

Florense Florianópolis terá reencontro com clientes e especificadores

17.02.2020

Florense Florianópolis terá reencontro com clientes e especificadores

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.