20.4 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia seminário de pesquisa e conservação da Baleia Franca

spot_img

Florianópolis sedia seminário de pesquisa e conservação da Baleia Franca

spot_imgspot_img

Evento será nesta segunda (20), em Canasvieiras

Reunindo pesquisadores que atuam diretamente com as baleias-francas na região sul e sudeste do Brasil, a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, com o apoio do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-Mar), e parceria com o ProFRANCA/Instituto Australis, que conta com patrocínio Petrobras, realiza no dia 20 de novembro, em Florianópolis, o I Baleia Franca – Seminário de Pesquisa e Conservação.

O evento será entre as 08h e as 18:30h, no auditório do Tropicanas Apart Hotel, em Canasvieiras, com público-alvo formado por estudantes e profissionais de áreas da biologia, veterinária, oceanografia, meio ambiente, defesa civil, órgãos de controle e áreas afins.

O objetivo é promover a disseminação de conhecimentos da espécie e desafios de trabalho, com o objetivo único de conservação da espécie, ainda listada na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como ameaçada de extinção.

As vagas são limitadas e os participantes irão receber por e-mail um certificado digital.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Para saber mais visite www.baleiafranca.org.br e acompanhe nossas redes sociais @institutoaustralis.

Para participar basta se inscrever pelo link: https://forms.gle/bwwYxoASuvbxojJJ6

Sobre a APA da Baleia Franca/ICMBIO

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca (APABF) é uma Unidade de Conservação Federal criada em 14 de setembro de 2000, com cerca de 150 mil hectares, abrangendo nove municípios de Santa Catarina.

A APA da Baleia Franca é uma das regiões mais importantes para a conservação do bioma marinho costeiro ao sul da costa brasileira.

Um dos principais objetivos da unidade de conservação é conservar a biodiversidade, proteger a baleia franca austral (Eubalaena australis) e outras espécies ameaçadas, além de garantir a preservação da cultura e o desenvolvimento sustentável através do ordenamento, ocupação e utilização do solo e das águas para atividades como pesquisa, turismo e pesca.

Sobre o ProFRANCA/Instituto Australis

O Projeto Franca Austral (ProFRANCA), mantido pelo Instituto Australis, com patrocínio Petrobras, atua na pesquisa e monitoramento das baleias-francas no litoral sul do Brasil, a fim de obter informações sobre a dinâmica populacional e o comportamento da espécie.

A temporada de reprodução das baleias-francas no Brasil geralmente ocorre de julho a novembro, com o pico de ocorrência em setembro. No entanto, os padrões reprodutivos desses animais têm tido flutuações, o que apresenta desafios para os pesquisadores. Nesta temporada, o último registro de avistagem da espécie ocorreu no dia 4 de novembro.

SERVIÇO:

I Baleia Franca – Seminário de Pesquisa e Conservação

Data: 20 de novembro

Horário: entre 8h e 18h30

Local: auditório do Tropicanas Apart Hotel localizado em Canasvieiras, Florianópolis – SC

Programação: https://drive.google.com/file/d/1eWPPLfmVw8PBo4cLPK6o0-XFM9dV4Ycs/view?usp=drive_link

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img