27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis teve um crescimento exponencial e chega aos 24,8% de usuários de internet fibra óptica

spot_img

Florianópolis teve um crescimento exponencial e chega aos 24,8% de usuários de internet fibra óptica

spot_imgspot_img

 

Completando 1 ano a pandemia trouxe consigo mudanças de hábitos e no dia a dia dos brasileiros, não sendo diferente em Florianópolis. Por conta do Covid, os trabalhadores tiveram que se adaptar e confiar cada vez mais no mundo conectado através das redes, com isso a qualidade e a velocidade da internet se tornaram algo importantíssimo na vida de cada usuário, pois a sua eficácia, em seu respectivo trabalho ou estudo, estava totalmente interligada ao serviço contratado em sua casa.

 

Reuniões semanais presenciais passaram a ser feitas via plataformas digitais, fazendo com que a internet se tornasse um bem essencial. Um estudo feito pela Selectra, empresa especialista em Telecomunicações, analisa a evolução das modalidades de banda larga no município e como a pandemia influenciou nesse processo.

 

O dado que mais chama atenção na pesquisa é o crescimento da internet de fibra óptica. De acordo com a Anatel em 2018, o município continha apenas 11,2% de clientes do serviço, aumentando para 15,9% em 2019. No entanto, o aumento significativo veio no ano de 2020, chegando aos incríveis 24,8%. O fator da pandemia não pode ser ignorado, de 2019 para 2020 o aumento foi de 8,9% em só um ano.

 

Para compensar o crescimento da fibra óptica, houve uma grande decaída na utilização por cabos metálicos. A queda foi de 27,3% para 14,9% no estado, demonstrando que o serviço teve uma queda na obsolescência. Além de não conseguir entregar ao consumidor a velocidade de internet contratada, também é alvo de roubos e assaltos, por ser um material valioso (cobre).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img