22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe mostra de cinema movida a energia de pedaladas neste fim de semana

spot_img

Florianópolis recebe mostra de cinema movida a energia de pedaladas neste fim de semana

spot_imgspot_img

A Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, vai receber neste fim de semana, dias 28 e 29, a primeira edição do Cine Pedal Brasil. O projeto ocupa praças públicas exibindo filmes projetados a partir da energia gerada por meio de bicicletas. Acesse a página do evento no Facebook

Idealizado pela produtora Inffinito, o festival itinerante circula por diversas cidades exibindo longas-metragens e realizando diálogos sobre mobilidade e meio ambiente com os participantes. 

Confira a programação para os dois dias de evento: 

 15h- Abertura do evento: inicio de cadastro de voluntários e ativação da tendas de relacionamento

15h30 – Oficina de vídeo para crianças

16h- Subida da Tela e Apresentação de DJ;

17h- Diálogos Com o Público – debate entre representante do filme a ser exibido e profissionais ligados à sua temática;

18h30- Exibição do filme;

22h- Fim da programação.  

Com esta iniciativa inédita, o Cine Pedal Brasil une incentivo à mobilidade, a promoção da cultura e o fomento à saúde em um só projeto. O público interessado em participar pedalando e gerando energia deve se inscrever no local do evento. Para animar os participantes, além da exibição dos filmes e dos diálogos com especialistas, o evento conta com um DJ convidado. O evento acontecerá também em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. 

O projeto

 “Acreditamos na utilização do audiovisual como ferramenta de transformação e conscientização. Queremos difundir o conhecimento sobre energias renováveis e fomentar a conscientização sobre o meio ambiente e a promoção de atitudes sustentáveis. Também desejamos incentivar o uso da bicicleta como alternativa ecológica e saudável de transporte nas cidades para contribuir com o aumento da mobilidade urbana” explica Adriana L. Dutra, diretora do evento.

Detentora da tecnologia de exibição por meio de energia limpa no Brasil e responsável pela realização do evento a Inffinito lança, com o Cine Pedal Brasil, novo braço utilizando o audiovisual como fomento e promoção de ações em prol do meio ambiente, mobilidade e sustentabilidade. “A proposta do evento é chamar a atenção para o problema do meio ambiente e mobilidade urbana e de como ideias inovadoras podem afetar diretamente a vida do cidadão. Queremos propor o pensamento e uma nova leitura de se ver a vida”, conclui Adriana.

 

Como funciona

A infraestrutura do Cine Pedal Brasil conta com 10 bicicletas fixas e 10 bases onde o público poderá encaixar suas próprias bikes, que podem ser qualquer modelo, desde infantis até adultos. O festival também disponibiliza um pedal manual, que pode ser utilizado por cadeirantes, crianças e idosos. Ao serem pedaladas, as bicicletas produzirão a energia motriz*, que será recebida por um equipamento condensador, que alinhará toda a energia gerada e que, em seguida, a redistribuirá para o projetor e para os equipamentos de som e iluminação utilizados no evento. Os participantes precisam gerar no mínimo 1300 watts para o cine funcionar. No local haverá um sinalizador exibindo em tempo real quantos watts estão sendo gerados. A energia produzida pelos participantes voluntários também poderá ser utilizada no carregamento de dispositivos eletrônicos do público presente.

*Energia motriz – energia mecânica gerada através de movimentos contínuos.

 Sobre os filmes exibidos

Com curadoria de Adriana L. Dutra, os filmes projetados serão os documentários “Bike vs Carros” e “5 vezes Chico – o Velho e Sua Gente”.

 Bike vs Carros – Com roteiro e direção de Fredrik Gertten, o filme aborda a questão da mobilidade urbana e como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades.

 5 vezes Chico – o Velho e Sua Gente – traz a temática do meio ambiente e conta a história, a cultura, a vida e a luta pela sobrevivência das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco.

 Sobre Diálogos Com o Público

Além da exibição dos filmes, o Cine Pedal Brasil promove Diálogos com o público sobre as temáticas levantadas nos documentários exibidos. Mediados também por Adriana L. Dutra – cineasta e Diretora do Cine Pedal, os debates terão como temas: “mobilidade x inovação” e “meio ambiente e sustentabilidade x educação”.

 Mobilidade x inovação – No diálogo será discutido como as novas tecnologias podem contribuir para a difusão e promoção de soluções inteligentes para a mobilidade urbana.

 Meio ambiente e sustentabilidade x educação – Nesse encontro será debatido sobre a importância do papel da educação na conscientização e informação sobre o respeito ao meio ambiente e as práticas sustentáveis.

 Sobre a Inffinito

Fundada em 1995 por Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é referência no Brasil e exterior por sua atuação na realização de Festivais de cinema, de eventos culturais e na produção audiovisual. A Inffinito tem como missão utilizar o audiovisual como ferramenta e plataforma de prospecção de negócios, capacitação profissional e transformação social. Há 20 anos no mercado, a Inffinito idealiza e produz o Circuito Inffinito, Festivais de cinema exclusivamente brasileiro no exterior, eventos com caráter mercadológico, além da produção de curtas, médias e longas-metragens, séries para TV, sempre com o objetivo de utilizar o conteúdo brasileiro para contribuir para enriquecimento do pensamento coletivo. www.inffinito.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img