27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis abre inscrições para a Brigada Comunitária

spot_img

Florianópolis abre inscrições para a Brigada Comunitária

spot_imgspot_img

O projeto tem o objetivo de capacitar moradores do Maciço do Morro da Cruz sobre a prevenção e intervenção no caso de incêndios e acidentes domésticos.

Mais uma vez estão abertas as inscrições para o curso de formação para a Brigada Comunitária. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA) com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CB). O projeto tem o objetivo de capacitar moradores do Maciço do Morro da Cruz sobre a prevenção e intervenção no caso de incêndios e acidentes domésticos.

Grande parte das áreas abrangidas pela iniciativa é de difícil acesso, o que dificulta a chegada e manobra dos veículos de emergência. Com a preparação da comunidade, o atendimento pode ser realizado antes da chegada dos Bombeiros.
Atualmente a maioria dos sinistros registrados em Florianópolis acontecem em regiões de interesse social, com isso uma resposta rápida protege a vida e o patrimônio das pessoas. Na maioria dos casos, ocorre a perda total das residências causando um impacto significativo nas famílias atingidas. “É uma prevenção inteligente”, destacou o comandante do CB de Florianópolis, Tenente Coronel Gevaerd. De acordo com ele, a preparação da Brigada Comunitário está levando mais segurança e cidadania para a população do Maciço.

Os alunos participarão de palestras que serão ministradas por profissionais e voluntários do CB. Os assuntos abrangem formação de brigada, noções de defesa civil, prevenção de combate a incêndio e primeiros socorros. As vagas são limitadas e para participar da iniciativa basta ser maior de 18 anos e morador do Maciço do Morro da Cruz.

Ao final dos trabalhos, cada participante receberá dois extintores portáteis e uma bolsa contendo materiais de primeiros socorros. Os brigadistas também farão vistorias coordenadas pelo Corpo de Bombeiros para diminuir o risco de incêndios e acidentes domésticos. “As comunidades estão aguardando ansiosas, todos querem se qualificar para poder agir rapidamente” comentou a gerente de projetos especiais da SHSA, Kely Cristina Vieira. Segundo ela, as inscrições enceram no dia 13 de julho, data que iniciam as atividades. Mais informações através do telefone 32516313.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img