spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 janeiro 2025

Florianópolis Audiovisual Mercosul começa hoje com exibição do doc ”A luz do Tom”

VariedadesFlorianópolis Audiovisual Mercosul começa hoje com exibição do doc ''A luz do...
spot_img
spot_img

Compartilhe

A 16ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2012, festival e fórum que exibirá 70 filmes do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Venezuela, começa nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Capital.

Após a cerimônia de abertura, será exibido o documentário “A luz do Tom”, com a presença do diretor, Nelson Pereira do Santos, cineasta homenageado pelo evento, às 21h. O FAM ocorre até a sexta-feira que vem, 22.

O documentário inédito do renomado diretor de 83 anos, codirigido por Marco Altberg, é baseado no livro “Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado”, escrito por Helena Jobim, irmã do maestro.

O longa-metragem retrata histórias de Tom Jobim através de mulheres importantes na sua vida: sua irmã Helena, a primeira esposa Thereza e a segunda, Ana. A entrevista com Helena foi filmada em Florianópolis em 2008.

Mostras não-competitivas

O festival terá duas mostras não-competitivas a partir desta sexta-feira: “Mostra de Longas Mercosul”, a principal, sempre às 21hs, no Auditório Garapuvu, com capacidade para 1,4 mil lugares, e a “Mostra Outros Olhares”, com curtas-metragens do Uruguai.

Desde a última segunda-feira, 11, ocorreu a “Mostra Homenagem Nelson Pereira dos Santos”, com exibição de seis filmes, encerrando com o lançamento de “A luz do Tom”, na abertura do evento, nesta sexta-feira.

Na mostra de longas, serão exibidos filmes como a ficção “Febre do Rato”, de Cláudio Assis, sobre um poeta inconformado e anarquista, editor de um tabloide, e “Pegadas Salgadas”, de Luciano Burin, documentário sobre o surfe em Florianópolis.

Mostras competitivas

Quatro outras mostras são competitivas: “Mostra de Curtas Mercosul” (35 mm/digital), com 20 filmes de ficção, documentário e animação, e mais três convidados, fora da competição; “Mostra Infanto-Juvenil” (seis filmes para uma plateia formada principalmente por alunos de escolas públicas), “Mostra Catarinense” (sete filmes realizados em Santa Catarina, de curta e média-metragens) e “DOC FAM”, exclusiva para documentários, com seis filmes.

A programação completa do FAM 2012 pode ser conferida aqui.

Foto: Antônio Celso dos Santos, coordenador geral do FAM, e o diretor Nelson Pereira dos Santos — por Daniel Guilhamet