22.5 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Florianópolis Audiovisual Mercosul recebe inscrições até 15 de abril

spot_img

Florianópolis Audiovisual Mercosul recebe inscrições até 15 de abril

spot_imgspot_img

Duas semanas para o fim das inscrições no FAM 2010

As inscrições para apresentação de produções a serem exibidas no 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM 2010) se encerram no dia 15 de abril. O cadastro pode ser feito no site www.panvision.com.br/fam2010. Quem mora em Florianópolis e região pode entregar a inscrição pessoalmente, no Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC.

Serão três modalidades de competição: Mostra de Curtas Mercosul 35 mm; Mostra de Vídeos Mercosul, com produções de 30 min, finalizadas em 2009 ou 2010 e Mostra Infanto-Juvenil, com produções no tema infanto-juvenil concluídas entre 2008 e 2010. Haverá também uma exibição não-competitiva, a Mostra Extra-FAM, com apresentação de médias e longas-metragens finalizados entre 2008 e 2010. Entre as premiações estão melhor vídeo, direção, fotografia, ator, atriz e roteiro.

O Florianópolis Audiovisual Mercosul é referência na área e já exibiu mais de mil filmes. Países como Portugal, Espanha e França colaboraram com o FAM e trouxeram reconhecimento do público.

Origens

Em 1997 foi criado o Seminário de Cinema e Televisão do Mercosul, base para o que hoje é o FAM. A intenção era discutir assuntos em alta no mundo audiovisual e promover a integração dos profissionais. Dois anos depois, o seminário foi rebatizado, recebendo o nome Florianópolis Audiovisual Mercosul e ampliando a programação.

Em 2002 a presença do público surpreendeu. A lotação do auditório da Justiça Federal mostrou a repercussão do evento, que exibiu naquele ano filmes da Galícia. As discussões ganharam força em 2003 no 1º Encontro Parlamentar Mercosul Audiovisual, que colocou frente a frente representantes do cinema catarinense e políticos do estado.

Em 2004, o FAM foi realizado no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), triplicando o número de participantes.
No ano passado, a UFSC passou a sediar o festival e exibiu importantes filmes do cinema brasileiro, como Budapeste de Walter Carvalho, além de homenagear o cinema francês pelo ano da França no Brasil.

O 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul será realizado de 11 a 18 de junho, na UFSC.

Mais Informações: www.audiovisualmercosul.com.br e www.audiovisualmercosul.blogspot.com

Por Vinicius Schmidt / Bolsista de Jornalismo na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img