17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis busca qualificação em gastronomia para Rede de Cidades Criativas

spot_img

Florianópolis busca qualificação em gastronomia para Rede de Cidades Criativas

spot_imgspot_img

A escolha da categoria Gastronomia na rede Cidades Criativas foi estratégica, pois, ao optar por este ramo, o grupo gestor – formado pela articuladora, FloripAmanhã, e todas entidades parceiras – pretende atender um anseio antigo do trade turístico, moradores e turistas: qualificar os serviços em Florianópolis, aproveitando todo o potencial econômico e cultural que a área representa para a capital catarinense.

Participam do Grupo Gestor ao lado FloripAmanhã a Prefeitura Municipal, UNISUL, ABRASEL-SC, ACIF, EPAGRI, SENAC, ASSESC, SHRBS, ABIH, Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Sapiens Parque e IGEOF.

O objetivo é fazer da capital catarinense Cidade UNESCO da Gastronomia. O primeiro passo é enviar um dossiê técnico que está em fase final de elaboração. O documento abrange dados sobre a origem da cidade, infra-estrutura receptiva existente (vias de acesso, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agencias, companhias aéreas, portos e aeroportos), culinária dos imigrantes, pesquisas cientificas e tecnológicas na área de alimentos realizadas na cidade, cursos de capacitação (cursos técnicos, tecnológicos e superiores em engenharia de alimentos, gastronomia, e serviços), insumos locais e regionais (maricultura, pesca artesanal, pesca industrial, agricultura orgânica, agricultura intensiva, etc), potencial de divulgação (programas de televisão, revistas especializadas, colunas em periódicos, livros publicados, concursos, feiras, eventos gastronômicos, rotas gastronômicas), instituições relacionadas, política municipal para a área e o plano de ação.

A escolha da gastronomia aconteceu em virtude do potencial econômico e cultural que a área representa para a capital catarinense. “Verdadeiros laboratórios de diversidade e de inovação cultural buscam o reconhecimento de sua identidade. As cidades criativas dividem seu desejo de integração com parcerias públicas, privadas e sociedade civil, com o objetivo de desenvolver suas indústrias criativas de modo solidário com outras cidades”, destaca Becker.

Com este título, Florianópolis ganha visibilidade para a cidade e repercussão internacional, iIncremento do turismo qualificado, estímulo à criação de novos empreendimentos relacionados com a gastronomia, incentivo à formação especializada nos diversos segmentos relacionados com a gastronomia, maior conscientização da população para a qualidade dos serviços, oganização de Festivais gastronômicos temáticos, consolidação das Rotas e vias gastronômicas da cidade e desenvolvimento e produção de novos artefatos de suporte e agregação de valor à gastronomia local.

Conheça as Cidades que já fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas

Cidades da Gastronomia

Popayan, Colombia
Chengdu, China
Cidades da Literatura
Edinburgh, UK
Iowa City, Iowa, USA
Melbourne, Australia
Cidades do Cinema
Bradford, UK
Cidades da Música
Bologna, Italy
Ghent, Belgium
Glasgow, UK
Seville, Spain
Cidades do Artesanato e Arte Regional
Aswan, Egypt
Kanazawa, Japan
Santa Fe, New Mexico, USA

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img