18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis começa a se movimentar para a Festa do Divino

spot_img

Florianópolis começa a se movimentar para a Festa do Divino

spot_imgspot_img

Comemoração já conhecida pela comunidade florianopolitana mobiliza a capital antes mesmo do evento oficial

Mal inicia o mês de maio e a capital já começa a se preparar para receber a tradicional Festa do Divino. Iniciada no século XVIII, a Festa ocorre em Florianópolis sempre com a organização da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). O objetivo da IDES era inicialmente introduzir a Divina Festa nos costumes da comunidade central de Florianópolis, além de propagar o culto do Divino Espírito Santo. Porém, atualmente a IDES/PROMENOR tem na Divina Festa do Divino, um pilar de sustentação financeira, para a manutenção dos programas de atendimento oferecido a 1200 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis.

Com esse objetivo é que, antes mesmo de começar o evento oficial, Florianópolis já começa a preparar a cidade para que tudo corra conforme o planejado. “Nos preocupamos em deixar tudo organizado o quanto antes para que não ocorra transtorno na cidade. Por isso, mesmo faltando mais de uma semana para o início da Divina Festa já fazemos questão de divulgar o fechamento da praça onde acontece o evento”, comenta o diretor de comunicação da IDES, Julio Pimentel. A Praça Getúlio Vargas, palco da Divina Festa há muitos anos, já está sendo preparada desde a última terça-feira (11) – para montagem de barracas e toda estrutura necessária – por conta do evento oficial que acontece de 20 a 23 de maio. A interdição do local acontece no dia 20, quando o trânsito de veículos fica interrompido no trecho em frente a Capela a partir das 16h até às 23h, e no dia 21, quando o trânsito de veículos fica interrompido no mesmo trecho a partir das 16h sendo liberado somente no domingo (23) a partir das 23hs. A reabertura completa do local está agendada para o dia 30 de maio.

Saiba mais sobre a Festa do Divino

A Festa do Divino existe desde o século XVIII e é realizada em Florianópolis pela Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). Todos os anos no mês de maio são reservados três dias para a realização da Festa que movimenta a Praça Getúlio Vargas da capital. Este ano o evento acontece entre os dias 20 e 23 de maio e deve trazer novidades, além das tradicionais barraquinhas e folguedos.

Atualmente, a IDES/PROMENOR conta com a Divina Festa do Divino como um meio de sustentação financeira, para atender 1200 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis. Outro objetivo da Instituição é divulgar e propagar a devoção ao Espírito Santo, mantendo viva a tradição por meio de ações solidárias e de vivência religiosa. Todos os anos a festa passa por transformações levando em conta critérios de alta qualidade e beleza. Assim, cada versão do evento, apresenta uma boa receptividade da comunidade que busca resgatar a expressão cultural açoriana reverenciada na festa.

Saiba mais sobre a IDES/PROMENOR

Fundada em 1773, é uma Organização Não Governamental de caráter assistencial, sem fins lucrativos e tem por finalidade atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A entidade mantém atualmente três Núcleos de Atendimento. São eles: Núcleo da Infância (acolhe crianças de 0 a 6 anos em situação de risco e de 2 a 6 anos contribuindo para a formação pessoal, psicossocial e educativa), Núcleo Arte (atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos desenvolvendo atividades didático-pedagógicas) e Educação e o Núcleo de Formação e Trabalho (insere, capacita e acompanha adolescentes de 14 a 18 anos ao mercado de trabalho, através de parcerias com cerca de 50 empresas de economia mista, pública e privada para a execução do Projeto Jovem Aprendiz).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img