23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis deve implantar Centro de Referência Especializado de Assistência Social

spot_img

Florianópolis deve implantar Centro de Referência Especializado de Assistência Social

spot_imgspot_img

O serviço será direcionado a pessoas em situação de rua

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS atende famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados, mas ainda possuem vínculos familiares. Uma unidade deste serviço, mas direcionada às pessoas em situação de rua, deve ser implantada no primeiro semestre do próximo ano, o CREAS POP.

Atualmente, o Programa de Abordagem de Rua atende parte desta população na sede da SEMAS. Com a implantação do CREAS POP, estes serviços, além de serem ampliados, serão localizados em um mesmo lugar.

Esta unidade será implantada nas imediações do centro da cidade, onde está concentrado o maior número de pessoas em situação de rua. Além do atendimento, triagem e encaminhamento, que a SEMAS já realiza, o CREAS POP, será composto de um espaço coletivo, integrando atendimento psicológico com outras atividades.

A unidade não servirá como albergue, ou Casa de Apoio, mas sim, como uma assistência diária para esta população. Deverá funcionar em articulação com os serviços de acolhimento, visando o fortalecimento de vínculos e possibilitando a reinserção desse morador na sociedade.

Anunciado em maio deste ano pelo Governo Federal, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, definiu um investimento para cofinanciamento de serviços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Através desta medida, será possível viabilizar o CREAS POP em Florianópolis, já que a medida é direcionada a municípios com mais de 250 mil habitantes.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img