16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Florianópolis é o destino que mais recebe eventos internacionais do sul do Brasil

spot_img

Florianópolis é o destino que mais recebe eventos internacionais do sul do Brasil

spot_imgspot_img

Florianópolis definitivamente está na rota dos grandes eventos internacionais do mundo. Segundo o ranking que acaba de ser divulgado pela International Congress and Convention Association – Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil assume a 7ª posição dos países que mais receberam eventos internacionais em 2009. Contabilizam-se 293 eventos realizados em solo brasileiro no ano passado, em 48 cidades. Dentre as cidades brasileiras, Florianópolis ocupa a quarta posição, atrás apenas de grandes capitais como São Paulo – em primeiro lugar com 79 eventos, Rio de Janeiro com 62 e Salvador com 15 eventos. E à frente de Foz de Iguaçu, Recife, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre.

A notícia da conquista da melhor posição da história no ranking ICCA foi recebida com alegria pela presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB), Jô Cintra. “O que mais nos alegra e demonstra nosso potencial para sediar eventos com qualidade internacional é que estamos evoluindo. Em 2005 ficamos com a 9ª posição, em 2006 na 6ª, em 2007 na 5ª, em 2008 na 7ª novamente e este ano emplacamos como a 4ª cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais no Brasil e isto certificado pela mais importante entidade de eventos do mundo, a ICCA. Somos o primeiro destino do Sul do país. O principal disto tudo, é que estamos consolidando o nome Florianópolis no mercado internacional e isto gera credibilidade e divulgação para o Destino. Nosso desafio agora é manter nossa cidade sempre entre as 10 mais do país”, afirma.

O resultado revela que a cidade está mais qualificada e preparada para receber um perfil diferenciado de turista. Parcela desta posição é empenho dos órgãos de turismo do Estado, entidades que atuam no desenvolvimento e fortalecimento do turismo e investimentos do trade em aprimoramento de serviços e produtos. Só o FC&VB registra calendário de eventos – entre nacionais e internacionais, cheio para a Capital. Entre 2009 e até os primeiros cinco meses de 2010 já foram confirmados 22 eventos para acontecer até 2013. Neste ano, a entidade assina a captação de 11 deles, atraindo de 200 a 12 mil pessoas para cá.

A realização de eventos internacionais é positiva para a cidade em vários aspectos. Em primeiro lugar, porque garante uma boa movimentação econômica, já que se trata de um turista de bom poder aquisitivo e com permanência média maior no Destino. O gasto médio per capita de turistas estrangeiros em viagens de negócios é quase o dobro dos brasileiros – US$ 285, com permanência média de 6,8 dias, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de 2009. Já o turista de lazer gasta em média US$ 68.

Entre eventos internacionais confirmados para Florianópolis, está a 8ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul da Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP), que aconteceu de 13 a 15 de junho, no Centro de Convenções CentroSul. O evento contou com o apoio da Secretaria Pública do Estado de Santa Catarina – captado numa ação conjunta com a Secretaria de Articulação Internacional e o Florianópolis e Região Convention e Visitors Bureau (FC&VB). A Conferência, importante espaço de debate que reúne autoridades e pesquisadores do setor de toda a América do Sul, aconteceu simultaneamente com a 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública (INTERSEG). O evento recebeu cerca de cinco mil participantes. Só o Majestic Palace Hotel registrou nos dias do evento, taxa de ocupação superior a 95%. Ótimo movimento para a cidade num período considerado de baixa temporada.

Entenda o que é a ICCA

A ICCA é a principal entidade mundial de eventos associativos e seu ranking é referência para todo o segmento de turismo de eventos no mundo. A entidade só contabiliza eventos itinerantes (que acontecem em diferentes países), com periodicidade definida e número mínimo de 50 participantes.

Com critérios bem definidos, o ranking de realização de eventos internacionais é divulgado anualmente pela ICCA. O levantamento de 2009 foi o mais completo feito pela entidade até hoje: foi registrada a realização de 8.315 eventos, 815 a mais do que em 2008 (7.500 eventos).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img