18.6 C
fpolis
sábado, setembro 18, 2021
cinesytem

Florianópolis sedia o primeiro TEDx de Santa Catarina dia 16/07

spot_img

Florianópolis sedia o primeiro TEDx de Santa Catarina dia 16/07

Uma ponte pode mudar muita coisa. Entre lugares, pessoas, culturas, ideias – entre ilhas. Um arquipélago de todos esses elementos, a cidade de Florianópolis é o ponto de encontro do primeiro TEDx de Santa Catarina. “A ponte, as ilhas” é o tema escolhido para expressar essa diversidade, composta de várias ilhas ligadas de formas também variadas – ou, eventualmente, isoladas.

A cidade que acolhe as mais variadas intenções pode ser vista como uma rede de comportamentos e origens diversas, manifestações artísticas, efervescência de festas, belezas naturais, referencias históricas, desenvolvimento tecnológico. Cada pessoa que passa por aqui tem a possibilidade de vivenciar a cidade de acordo com suas expectativas, criando suas próprias pontes. Mais do que local, o que aqui se vê é um fenômeno global em que as conexões são o ponto central.

O desafio do TEDxFloripa é ser, durante um dia, um ponto de convergência de ideias, perpetuando novas ligações entre as ilhas, a Ilha e o Mundo.

O Evento

O TEDxFloripa deve ser realizado no primeiro semestre de 2011, com data e local ainda em fase de definição.

Nosso público-alvo são pessoas da sociedade que – independente de classe social ou ocupação – sejam capazes de engajar e difundir as ideias para uma sociedade melhor.

Não será cobrada entrada, mas devido à limitação de público será realizada uma curadoria de convidados mediante inscrição prévia. As inscrições para o TEDxFloripa serão feitas neste site, e deverão ocorrer cerca de um mês antes do evento.

A data, o local e o período de inscrições para o TEDxFloripa serão divulgados neste espaço, além da página do evento noFacebook, e noTwitter.

Mais informações:

http://www.tedxfloripa.com.br/

Quando?
16 de julho de 2011

Onde?
Teatro da UFSC, Rua Vitor Lima – ao lado da Igreja da UFSC – Trindade

Por que?

A fachada em estilo açoriano, o ambiente que inspira cultura, as instalações, a história…pouco a pouco o Teatro da UFSC foi conquistando cada um de nós. Quando estivemos ali para avaliar melhor o espaço, foi praticamente paixão a primeira vista! E melhor, além de charmoso e aconchegante, descobrimos que o Teatro da UFSC carrega consigo uma história de conexões, encontros e ideias, desde os idos de 1950, quando foi construído.

Senta que lá vem a história

Teatro UFSC – internaO Teatro da UFSC fica entre a Igreja da UFSC (antiga Igreja Matriz da Trindade) e a Casa doDivino (antiga Casa do Divino mesmo). Ele foi construído em 1950 para funcionar como Salão Paroquial, e já naquela época além dos encontros religiosos o espaço também servia de palco para apresentações teatrais de grupos de jovens da comunidade de então.

A própria construção do salão foi acompanhada de perto pelo padre da paróquia, e contou com a participação efetiva da comunidade, de alunos do vizinho grupo escolar Olívio Amorim e de presidiários do Estado, que ajudaram nas mais diversas tarefas. Com o passar dos anos, no entanto, o antigo salão paroquial acabou em ruínas, após a transferência da Igreja Matriz para outro local (na mesma praça).

Em 1978 a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passou a administrar o espaço que abrigava a antiga Igreja Matriz, o salão paroquial e a Casa do Divino. Resgatado de ruínas, o espaço foi totalmente reformado pela UFSC. Assim, em 1979 inaugurou o novíssimo Teatro da UFSC, o primeiro espaço para artes cênicas fora do Centro de Florianópolis.

spot_img
spot_img

Leia mais