17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Florianópolis fica com dois troféus no Prêmio Ser Humano SC 2011

spot_img

Florianópolis fica com dois troféus no Prêmio Ser Humano SC 2011

spot_imgspot_img

O reconhecimento da ABRH-SC a quem valoriza as pessoas e desenvolve a qualidade de vida nas organizações

A Seccional Santa Catarina da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) promoveu na noite de sexta-feira (28 de outubro), no Centro Empresarial de Brusque, a entrega do 4º Prêmio Ser Humano SC 2011. O troféu foi conferido a 17 empresas, entidades, profissionais e estudantes da área de gestão de talentos, que tenham se destacado por seus projetos voltados ao desenvolvimento das pessoas e à qualidade de vida nos ambientes organizacionais.

Florianópolis – que deverá sediar o Prêmio Ser Humano SC em 2012 – levou dois troféus na edição deste ano. Um na categoria Trabalhos Acadêmicos (case “A importância das atividades extracurriculares”, dos alunos da UFSC) e outro na categoria Gestão de Pessoas (case “Recompensas além da remuneração”, para a Tractebel Energia S/A).

Neste ano o Prêmio recebeu 34 inscrições (50% mais que em 2010) e agraciou 17 projetos, em três categorias: três trabalhos acadêmicos, seis projetos sociais e oito cases em gestão de pessoas. O evento é itinerante e tem o propósito de reconhecer os programas criados em todo o Estado, para agregar valor à gestão de pessoas, estimulando o desenvolvimento humano. Empresas públicas, privadas e entidades sociais de várias regiões participaram.

A coordenadora do Prêmio Ser Humano SC, Mônica Pietschmann Gonzaga, destaca a mobilização de empresas em regiões que não haviam ainda participado, a exemplo de Criciúma, Chapecó, Orleans e Urussanga. “A cada ano, o prêmio vem se fortalecendo e os trabalhos apresentados crescem em consistência e qualidade. O grande objetivo da ABRH-SC ao promovê-lo é reconhecer as empresas e os profissionais que investem na evolução da gestão das pessoas e, principalmente, compartilhar seus exemplos, para que outras empresas se sintam motivadas a implementá-las, contribuindo para a elevação da qualidade das práticas de gestão”, afirma.

Critérios de avaliação

Os cases inscritos foram avaliados por um comitê especializado, composto por representantes dos meios acadêmico, empresarial e entidades de classe, conforme os critérios de apresentação, aplicabilidade, inovação, conteúdos e resultados. Todos que receberam média igual ou superior a 80% foram classificados e premiados. Seus autores receberam troféu e certificado, um selo de premiação e estão habilitados a se inscreverem ao Prêmio Ser Humano da ABRH Nacional, no qual várias empresas catarinenses já foram reconhecidas em edições anteriores.

Homenagem às melhores

Durante a cerimônia de premiação, a ABRH-SC também prestou uma homenagem às empresas catarinenses (que mantêm a gestão de pessoas em suas unidades no Estado) listadas no ranking das melhores do Brasil para se trabalhar, de acordo com o Guia Você SA/Exame e a Revista Época (veja a listagem).

Cerimônia marcada pela emoção

O Auditório do Centro Empresarial de Brusque ficou lotado para a cerimônia do Prêmio Ser Humano SC. Após uma breve apresentação do solo de balé com a bailarina Aline Mafra, do Estúdio Slom Sky Dance, a ABRH-SC fez uma homenagem aos patrocinadores do evento: Maná do Brasil, Adviser e Eletrobrás/Eletrosul. Também prestou seu reconhecimento ao vice-presidente da ABRH-Regional Jaraguá do Sul, Elvis Andreatta, falecido recentemente.

A noite teve a animação da voz, violão e percussão do trio Bia Barros, Mimi Reis e Didi Maçaneiro, que interpretaram um repertório de MPB. Após a entrega dos troféus às empresas vencedoras, os convidados confraternizaram em um coquetel, animado pelo Grupo Cordas e Batuques.

O reconhecimento a quem faz a diferença

Entre os cases premiados na categoria Trabalho Acadêmico, um é o projeto “Do delírio acadêmico a um novo negocio: Laboratório Popular”, de Amarilda Nass e Jonathan Thiago da Silva (Universidade Anhanguera, de Joinville). O case descreve a ousadia dos estudantes ao criarem uma proposta de laboratório de análises clínicas voltado às classes C e D, permitindo seu acesso ao serviço de saúde. O laboratório foi criado como um “apêndice” do Ghanen Laboratório Clínico, um dos mais respeitados de Joinville e também premiado no Ser Humano SC, na categoria Projetos Sociais. Amarilda e Jonathan dedicam a premiação à empresa, na qual trabalham e que possibilitou, através de bolsa, a sua graduação no curso de Administração em Gestão de Negócios. “Esse prêmio é o retorno que podemos dar ao investimento que o Ghanen Laboratório fez em nós e por ter acreditado no nosso potencial”.

Na categoria Projetos Sociais, um dos cases de destaque é o da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU): “A fantástica viagem da turminha do futuro ao mundo do saber”. A autora, Iracema de Lorenzi Cancelier Zomer, explica que o programa foi criado há sete anos e hoje é aplicado em todas as escolas municipais de Criciúma, como um novo método de aprendizagem interdisciplinar sobre o município, entre crianças de 7 a 10 anos. Neste programa, o saber vai além dos muros escolares, utilizando-se de aulas vivas, com viagens e passeios nos quais as crianças podem ver, tocar, interagir, questionar e perceber o assunto, realmente. Patrocinado pela ACTU e por empresas locais, o programa dispõe de um ônibus temático, que estimula as crianças a gostar de estudar. Neste método, os professores, os pais e a comunidade são capacitados para a metodologia e dela participam ativamente. “Ficamos felizes por este reconhecimento da ABRH-SC, principalmente porque já apresentamos o projeto em outros países, a exemplo de Itália e Espanha, que se interessaram pela metodologia”, diz Iracema.

O case “PPR: Participar + Envolver = Crescer”, da Viacredi, de Blumenau, foi um dos premiados na categoria “Gestão de Pessoas”. O projeto destaca o programa de participação nos resultados da Viacredi, maior cooperativa de crédito do Brasil em número de associados. De acordo com a gerente de RH, Scheila Teston Ayres, o PPR foi criado há 15 anos, mas é revisado e renovado a cada ano, mantendo sua essência na participação e na opinião do colaborador. “É uma maneira diferente de fazer PPR, envolvendo as pessoas na construção das metas, que são coletivas e que respeitam a capacidade do colaborador em cumpri-las, naturalmente, sem interferir em sua qualidade de vida. E o mais importante é que as pessoas acreditam e participam do programa”, afirma. Scheila recebeu o prêmio ao lado do gerente Adelino Sasse e disse que a premiação da ABRH-SC consolida definitivamente o programa, reconhecendo sua história e o modelo. “Este prêmio nos mostra que estamos no caminho certo”, diz.

O Prêmio Ser Humano SC 2011 vai para…

Categoria Trabalho Acadêmico:
1. Perfil do profissional de vendas do comércio de Jaraguá do Sul – Simoni Deschamps (FAE Centro Universitário, Jaraguá do Sul)
2. A importância das atividades extracurriculares – Alessandra Pereira, Talita Ferreira e Marcos (UFSC, de Florianópolis)
3. Do delírio acadêmico a um novo negocio/laboratório popular – Amarilda Nass e Jonathan Thiago da Silva (Universidade Anhanguera, de Joinville)

Categoria Projetos Sociais:
1. A fantástica viagem da turminha do futuro ao mundo do saber, da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU)
2. Ligados na rede, Bertha Sistemas, de Criciúma
3. Protagonista social: o universo das crianças, do Ghanen Laboratório Clínico, de Joinville
4. Esporte Comunitário: inclusão social e cidadania por meio da prática do surf, da Unimed Litoral, de Itajaí
5. Futebol comunitário, da Unimed Brusque
6. Ação comunitária, da WEG Equipamentos Elétricos S/A, de Jaraguá do Sul

Categoria Programas em Gestão de Pessoas:
1. Vida em Equilíbrio, da Bertha Sistemas, de Criciúma
2. Uso do Circulo de Controle de Qualidade em empresa pública, da Companhia Águas de Joinville
3. PPR: Participar + Envolver = Crescer, da Viacredi, de Blumenau
4. Programa Valores, da Duas Rodas Industrial, de Jaraguá do Sul
5. Loja escola, das Lojas Salfer S/A, de Joinville
6. Recompensas além da remuneração, da Tractebel Energia S/A, de Florianópolis
7. Caminhos Axel: pessoas, sustentabilidade e cidadania, da Transthur Transportes Ltda/Axel Operações de Transporte, de Brusque
8. Código de ética e conduta Tupy, da Tupy S/A, de Joinville

Empresas homenageadas:
1. Intelbrás (Revista Época e Guia Você SA/Exame)
2. Domínio (Revista Época)
3. SESI-SC (Revista Época)
4. Fundação Pró-Rim (Guia Você SA/Exame)
5. Tigre (Guia Você SA/Exame)
6. Tractebel Energia (Guia Você SA/Exame)
7. Whirlpool Latin América (Guia Você SA/Exame)

Mais informações:
www.premioabrhsc.com.br
http://www.abrhsc.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img