21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Florianópolis lança campanha para combater câncer de pele na rede de ensino

spot_img

Florianópolis lança campanha para combater câncer de pele na rede de ensino

spot_imgspot_img

O objetivo é conscientizar os professores de Educação Física da rede municipal de ensino sobre os efeitos dos raios solares e orientá-los sobre prevenção e proteção.

Muita exposição ao sol causa envelhecimento, queimaduras, manchas e até câncer de pele. Preocupada com isso, a Secretaria de Educação de Florianópolis, por meio do Programa de Saúde e Bem-Estar do Servidor – PROSABES, irá lançar a Campanha de Proteção Solar “Sol e Saúde”.

Uma das intenções é conscientizar os professores de Educação Física da rede municipal de ensino sobre os efeitos dos raios solares, bem como orientá-los a respeito de prevenção e proteção, uma vez que esses profissionais realizam uma série de atividades fora de sala de aula.

O lançamento da campanha será nos dias 2 e 3 de agosto, no auditório do Centro de Educação Continuada da SME, localizado à Rua Ferreira Lima, nº 82, no centro.

O evento contará com a palestra da dermatologista Karina Streliaev Dziekaniak, que abordará o tema “A importância da proteção solar na prevenção do câncer de pele”.

Entre as ações da campanha está a entrega de um kit de proteção solar com bolsa tipo saco em nylon, filtro Solar, protetor labial, boné e garrafa de água “squeeze”, além de promoção de palestras de conscientização e divulgação de material informativo.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil e está diretamente relacionado à exposição ao sol. Até o final de 2010, conforme o INC, englobando todos os tipos de cânceres, são esperados mais de 236 mil casos novos para o sexo masculino e 253 mil para sexo feminino. Deste universo, o câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) será o de maior presença na população , seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil), pulmão (28 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (18 mil).

Não são apenas os idosos suas vítimas , ao contrário do que muita gente pensa, já que o efeito do excesso de exposição à radiação é cumulativo. Cada vez mais, jovens de ambos os sexos estão contraindo a doença, devido ao excesso de exposição ao sol e a hábitos que não incluem a proteção. Os raios UVA incidem uniformemente durante todo o dia e têm capacidade de penetração mais profundas da pele. Sua absorção, a médio e longo prazo, é responsável por efeitos destrutivos na pele. Considerados como responsáveis pela saúde da pele, os filtros solares são substâncias que protegem o corpo dos efeitos nocivos da radiação solar.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img