27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis participa do Dia Mundial da Alimentação

spot_img

Florianópolis participa do Dia Mundial da Alimentação

spot_imgspot_img

Neste sábado, dia 16 de outubro comemora-se o “Dia Mundial da Alimentação”, que tem como tema neste ano: “Unidos Contra a Fome”.

Para celebrar a data, o Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região/SC realizará um evento pelas ruas do Centro da Capital. O objetivo é chamar atenção, conscientizar e mobilizar a população de que “direito a alimentação agora é lei”, segundo a Constituição Brasileira.

Em fevereiro deste ano a Emenda Constitucional nº 64 foi publicada, incluindo a alimentação no rol dos direitos sociais, expressos no Artigo 6º como a educação, saúde e moradia. Agora é o Estado que terá que viabilizar o alimento como um direito social, assim como garantir uma alimentação segura e adequada para todos.

Atualmente cerca de 1(um) bilhão de pessoas (aproximadamente um sexto da população mundial) ainda passa fome segundo relatório anual da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado em 2009. Consta neste documento que mesmo antes da crise econômica mundial, que contribuiu para reduzir o auxílio e investimento em países mais pobres na produção agrícola, o quadro da subnutrição já era uma realidade no nosso planeta.

Embora o Brasil ainda sofra com a fome, a cada dia que passa avanços são realizados devido às políticas públicas adotadas, mas infelizmente ainda estamos aquém de deixarmos de conviver com este flagelo social.

Relatório realizado pela Unidade Internacional de Pesquisa em Política Alimentar (IFRI) aponta que alguns países tiveram melhora nos níveis de subnutrição desde 1990, entre eles o Brasil e o Vietnã.

O CRN-10 convida a todos para que venham participar do desfile em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Será uma grande festa que iniciará a partir das 9h30 no Largo da Alfândega, com a participação especial da Banda da Polícia Militar, profissionais, estudantes de Nutrição e demais parceiros.

Na parte da tarde, a comemoração segue com um “Café Cultural” na Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) no Norte da Ilha, onde teremos na programação mostra fotográfica e palestras com promotores de Justiça de Santa Catarina e Alagoas, explica a Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de Santa Catarina, Ana Jeanette Lopes de Haro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img