21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis possui o menor índice de analfabetos entre as capitais brasileiras

spot_img

Florianópolis possui o menor índice de analfabetos entre as capitais brasileiras

spot_imgspot_img

O município baixou de 3, 6% para 2,09% conforme o IBGE

Florianópolis é a capital com o menor índice de analfabetismo do país. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que divulgou recentemente os números do Censo 2010. O município baixou o índice de 3,6% para 2,09%. Na sequência estão Curitiba (2,13%), Porto Alegre (2,28%), Rio de Janeiro (2,95%) e São Paulo (3,18%). Já em 2007, Florianópolis havia recebido do Governo Federal o selo de “Cidade livre de analfabetismo”, entregue a 64 municípios cujos índices de pessoas que não sabem ler e escrever atingiram no máximo 4%.

O Secretário Municipal de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz observa que os índices do IBGE comprovam que em Florianópolis o ensino é levado a sério. Ele ressalta que é investido na educação pública 31% do orçamento da prefeitura, o que equivale a 197 milhões 276 mil de reais por ano, valor superior a arrecadação do IPTU de Florianópolis. O secretário cita também que somente em 2010 foram aplicados 8 milhões 780 mil na alimentação escolar, o maior valor desembolsado nos últimos anos. Pela qualidade da alimentação, a prefeitura já recebeu também do Ministério da Educação o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.

EJA

Para atender o público a partir de 15 anos, há a SME criou 13 núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Eja) que possuem atualmente 1.172 pessoas matriculadas. O curso está organizado em Primeiro Segmento e Segundo Segmento. A primeira fase é equivalente à alfabetização e ao antigo primário, que vai da primeira à quarta série do ensino fundamental, e o Segundo Segmento abrange da quinta à oitava série. Todos os alunos têm aulas e oficinas de espanhol. Existem núcleos tanto na Ilha de Santa Catarina como no Continente.

Como incentivo para concluírem o Ensino Fundamental, os matriculados recebem alimentação e aqueles que moram, no mínimo, a dois quilômetros do estabelecimento de ensino e que sejam economicamente carentes, têm direito a vale transporte. As inscrições para EJA podem ser feitas durante todos os meses até novembro.

Creches e escolas

Sob a administração da prefeitura há 117 unidades. Entre creches e núcleos de educação infantil são 81 estabelecimentos, que abrangem 10.570 crianças de zero a seis anos incompletos. No ensino fundamental há 36 escolas, entre básicas e desdobradas, que cuidam de 15 mil 679 estudantes do primeiro ano à oitava série.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img