24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe Festival Varilux de Cinema Francês a partir de 08 de junho

spot_img

Florianópolis recebe Festival Varilux de Cinema Francês a partir de 08 de junho

spot_imgspot_img

De 8 a 16 de junho, Floripa vai receber o Festival Varilux de Cinema Francês, que exibirá 10 filmes inéditos nas salas do Paradigma Cine Arte

Grandes nomes da cinematografia francesa; exibição de 10 filmes inéditos em 22 cidades; uma mostra em homenagem à atriz Sandrine Bonnaire com oito longas-metragens; exibição de dois filmes ao ar livre e encontro profissional para discutir a distribuição cinematográfica entre o Brasil e a França: essa é a programação do Festival Varilux de Cinema Francês que acontece a partir de 8 de junho em 22 cidades brasileiras. O evento será simultâneo no Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Brasília, Campos, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Juiz de Fora, Macaé, Maceió, Natal, Porto Alegre, São Luís, Santos, Salvador, Recife e Vitória. Em Fortaleza, o festival acontece no período de 16 a 23, e em Belo Horizonte, entre 24 e 30 de junho.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela Unifrance Film International, associação de promoção do cinema francês no mundo que realiza mostras em grandes capitais como Nova York, Tókio, Moscou, Pequim e também no Brasil. O festival é promovido e patrocinado pela multinacional francesa Essilor-Varilux* (fabricante exclusivo das lentes Varilux e do anti-reflexo Crizal).

O evento conta também com o patrocinio da Citroën e o copatrocinio da Allianz Seguros, L’Oréal, Tok&Stok e Sofitel. É produzido pela Bonfilm com apoio da Embaixada da França no Brasil e da rede de Alianças Francesas. Durante o Festival, as exibições dos filmes no país tudo serão realizadas pela Auwe Digital.

Além de exibição de filmes em todas as cidades, o festival promove um encontro entre profissionais da área cinematográfica no Rio de Janeiro. A delegação francesa e os profissionais brasileiros debatem o mercado no encontro “Cinema digital e diversidade cultural: Desafios e oportunidades para as indústrias brasileira e francesa” no dia 10 de junho no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio. Entre os temas discutidos estão: a difusão comercial em sala; as novas janelas de difusão dos filmes (internet, celulares); a distribuição dos filmes não americanos nas televisões e as ações inovadoras de promoção do cinema. As presenças já confirmadas são da Diretora geral da Unifrance Film, Régine Hatchondo, representantes do CNC (Centre Nacional Du Cinéma) e Gregoire Lassale, presidente do maior site sobre cinema da França.: “Allo Cine” (http://www.allocine.fr/, ).

No sábado, dia 11, também no Rio, o Festival exibe ao ar livre (no Forte do Leme) a animação francesa “Um gato em Paris” – que também integra a mostra regular – e o clássico “Orfeu Negro” filme franco-brasileiro dirigido por Marcel Camus, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 1959 e do Oscar e do Globo de Ouro de 1960 (melhor filme estrangeiro).

A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês está no site www.festivalcinefrances.com

PRESENÇAS CONFIRMADAS

Catherine Deuneve vem prestigiar o festival e divulgar o filme “Potiche: Esposa Troféu” (Potiche), de François Ozon, que tem também Gérard Depardieu e Fabrice Luchini no elenco e distribuição no Brasil da Imovision. O filme será lançado no país em 17 de junho.

Estrelado por Audrey Tautou, “Uma doce mentira” (De vrais mensonges), de Pierre Salvadori, traz a atriz para o festival e para o Brasil pela primeira vez. O filme será lançado no Brasil pela Mares Filmes.

Para apresentar a única animação da lista de títulos, “Um gato em Paris” (Une vie de Chat), de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli, vem o diretor Alain Gagnol. O filme é distribuído pela Bonfilm e também estreia no Brasil em julho.

Para o longa-metragem “Xeque Mate” (Joueuse), de Caroline Bottaro, estrelado por Sandrine Bonnaire, o festival contará com a presença da atriz e da diretora. Sandrine ganha ainda uma retrospectiva em sua homenagem com exibição de oito filmes (segue apresentação dessa Mostra abaixo). O ciclo, realizado pela Embaixada da França, será lançado na ocasião do festival e depois circulará em várias cidades do país.

Outros nomes importantes que já confirmaram a presença e apresentam seus longas-metragens são: Yahima Torrès, atriz de Vênus Negra (Vénus Noire); Aure Atika, atriz de Copacabana (Copacabana); Nicolas Vannier, diretor de Loup – Uma amizade para sempre (Loup); Philippe Martin, produtor de Uma doce mentira (De vrais mensonges) e de O pai dos meus filhos (Le Père de mes enfants);

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img