23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Maratona Cultural terá mais de 200 atrações gratuitas neste final de semana em Florianópolis

spot_img

Maratona Cultural terá mais de 200 atrações gratuitas neste final de semana em Florianópolis

spot_imgspot_img

Serão três dias de apresentações culturais em 23 pontos da cidade, reunindo atrações locais e nacionais, todas gratuitas.

O mês de novembro promete ser histórico para o movimento cultural catarinense. A Capital do Estado recebe pela primeira vez um evento que engloba uma série de apresentações culturais, do teatro às artes plásticas, entre os dias 25 e 27 de novembro, em vários pontos geográficos da cidade.

Do Norte ao Sul da ilha serão montados 7 palcos nos principais bairros, além de 8 espaços culturais, 6 teatros e pontos na rua, num total de 23 espaços culturais que irão receber uma vasta e diversificada programação artística. Até agora, já estão confirmados 50 shows de música, sendo três atrações nacionais, 42 peças de teatro, 25 apresentações de dança, exposições de 15 artistas plásticos, 30 artistas circenses, exibição de 30 filmes, dentre outras manifestações como grafite, apresentações folclóricas e intervenções urbanas, reunindo mais de 500 artistas.

A realização da Maratona Cultural vem ao encontro das diversas demandas da classe artística local, que clamava por projetos e eventos multiculturais. E foi neste contexto que o projeto ganhou corpo e junto com o Florianópolis Convention & Visitors Bureau e a Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte tornou-se viável, colocando Florianópolis na rota de grandes eventos culturais que valorizam os artistas locais e incentivam o consumo de cultura e arte, independente do local e horário, a modelo do que já acontece nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba. De acordo com o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, a Maratona será o maior evento cultural já realizado na Grande Florianópolis. “Ficará para a história como um evento de referência em cultura, arte e entretenimento para Santa Catarina e, especialmente, para Florianópolis. Artistas e grupos artísticos da cidade, além de alguns de fora, foram chamados e estão envolvidos no projeto, que vai movimentar a Capital de uma forma totalmente diferente do que já vimos por aqui”, diz o Secretário.

E é exatamente esta abertura ainda maior do cenário cultural na cidade e valorização da produção local que está gerando grande expectativa em alguns grupos já confirmados. Para o músico Alexei leão, do Grupo Stormental, a Maratona Cultural tem tudo para preencher a lacuna na carência cultural da cidade. “Será um verdadeiro intercâmbio cultural, dando exposição aos artistas e promovendo um maior acesso ao grande público”, destaca. O grupo que não toca em Florianópolis há dois anos fará um show novo e especial, com músicas do próximo CD/DVD, intitulado “Perception of the Other”, que será lançado no início de 2012.

A Traço Cia de Teatro, outra atração confirmada na Maratona Cultural, está ansiosa para a chegada do evento e prepara suas apresentações com foco na aproximação e interação com o público. “Esse caráter público do evento estimula o convívio urbano e possibilita o reencontro entre as pessoas fortalecendo nossa coesão social. Sem falar nos benefícios para o meio cultural, afinal contribuirá para a profissionalização dos artistas e a criação de um espaço de troca”, diz Paula Farias, atriz integrante da trupe.

O Presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau, Eugênio Neto, acredita que além de um benefício para os artistas e a abertura do consumo cultural para a comunidade, a realização da Maratona Cultural ainda trará resultados para o turismo na Capital Catarinense. “O modelo do evento é perfeito, pois irá divulgar a nossa cidade, fazendo com que turistas de todos os cantos conheçam e se inspirem nas mais diversas sensações que as apresentações irão proporcionar”, diz Neto. “A realização da Maratona Cultural e sua manutenção no calendário da cidade certamente irá criar a oportunidade de tornar Florianópolis um destino certo ao menos uma vez ao ano como ocorre”, completa.

O evento conta com a curadoria artística da jornalista Ligia, Patrocínio Funcultural, Governo do estado de Santa Catarina, Secretária do Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Acompanhe a programação da Maratona Cultural em nossas mídias:

Site:www.maratonacultural.com

Facebook: www.facebook.com/MaratonaCultural

Twitter: @MaratonaCult

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img