15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia 2º Feira do Inventor da UFSC

spot_img

Florianópolis sedia 2º Feira do Inventor da UFSC

spot_imgspot_img

Evento, na Capital, mostrará ao público projetos que vão desde a cor da camiseta à descoberta do combustível adulterado.

Roupas que mudam de cor com o tempo de exposição ao sol e dispositivo que verifica se há gasolina. Esses são alguns dos projetos criados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e que logo podem estar no mercado. Coisa de louco? Não. Coisa de inventor.

Essas e outras novidades podem ser conferidas na 2ª Feira do Inventor. A exposição faz parte da programação da 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), que começa hoje e vai até sábado no campus da instituição.

Pelas características pitorescas, os trabalhos apresentados na Feira do Inventor vão chamar a atenção do público. São 34 projetos selecionados por características como criatividade, inovação, potencial de mercado, fundamentação científica, apresentação e montagem da idéia.

A feira é promovida pelo Departamento de Inovação Tecnológica. O Labmassa, do Departamento de Engenharia Química da universidade, participará com dois projetos coordenados pelo professor Antônio Augusto Ulson de Souza.

Um deles é a estampa fotoreveladora. O tecido é tingido com pigmentos com base em produtos naturais, como urucum, pinha e erva-mate. No processo, é adicionado um catalisador, que acelera ou retarda o desbotamento da cor pela incidência da luz do sol, com o tempo de uso e o desgaste da roupa, pode aparecer ou desaparecer uma imagem. É interessante para ser utilizada em camisetas de eventos para a mensagem se apagar com o tempo e a pessoa ter a opção de continuar usando a blusa sem a logomarca que tinha quando nova , explica o professor.

Prof. Carlos Roberto De Rolt, Dr.
Serviço:II Feira do Inventor da UFSC
Data: 20 a 23 de outubro
Local: Praça da Cidadania, no campus da UFSC, em Florianópolis.
Informações: página da UFSC ou pelo telefone 48 3721 9628.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img