22.6 C
fpolis
domingo, novembro 28, 2021
cinesytem

Florianópolis recebe Encontro Estadual da Nação Hip Hop do Brasil

spot_img

Florianópolis recebe Encontro Estadual da Nação Hip Hop do Brasil

spot_img

Dias 18, 19 e 20 de junho acontece na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, o primeiro Encontro Estadual da Nação Hip-Hop Brasil (NHHB), evento que além de reunir representantes do movimento de Santa Catarina, receberá, também, caravanas vindas de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Durante os três dias, através de debates, oficinas e de uma intensa programação cultural, a regional catarinense da Nação Hip-Hop Brasil pretende chamar atenção para a dimensão que o movimento possui no estado, explorando, nas atividades, os 4 elementos que compõem o movimento (Break, MC, DJ e Graffiti). “Viajando pelo estado comprovamos o quanto é forte a cultura Hip-Hop em Santa Catarina, mas ao mesmo tempo percebemos que é uma corrente que necessita de mais visibilidade, e o evento vai servir para isso”, afirma Kim Isac, membro da executiva nacional NHHB, coordenador estadual da NHHB-SC e um dos organizadores do encontro.

Normalmente o público relaciona a expressão “Hip-Hop” apenas a um estilo musical, mas a base do movimento diz respeito às comunidade das periferias e, consequentemente, às questões sociais. Isso será evidenciado nas mesas de debates que acontecem sábado e domingo (19 e 20/06), quando serão discutidos temas como “Produzindo Cultura Digital” e “Justiça Social e as Políticas Públicas”.

Mas a programação (disponível no site www.nacaohiphopbrasilsc.com) deixa clara a intenção de mobilizar não apenas aqueles que já conhecem o movimento, mas um público amplo e bastante variado. Além dos debates, haverá oficinas de graffiti, mostra de filmes, basquete de rua e o Brinca-Comunidade, que disponibilizará atividades de recreação inclusive para crianças. No domingo, haverá uma interrupção às 15h30, quando o jogo Brasil X Costa do Marfim poderá ser acompanhado pelo telão instalado na Passarela. Logo após o jogo, a programação prossegue normalmente.

O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, mas como forma de contribuição a organização pede que os participantes contribuam com 1 Kg de alimento, um agasalho ou um livro. “É uma forma de se estabelecer uma relação com as questões sociais, muito fortes no movimento. Por isso todo o material arrecadado será entregue às regionais do Nação Hip-Hop”, explica Kim Isac.

DESTAQUE

Sexta-feira (18/06), na abertura do evento, acontece o lançamento de ”Hip-Hop a Lápis: A Literatura do Oprimido, livro ilustrado pelo graffiteiro Thiago Vaz, que conta com prefácio escrito por Célio Turino, ex-Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC). São 80 textos distribuídos em 14 capítulos, organizados pelo rapper Toni C.

Programação

18/06 (SEXTA-FEIRA)

17h00 – CREDENCIAMENTO
18h30 – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO (CÂMARA DOS VEREADORES DE FPOLIS) – Com a presença de autoridades e lideranças do movimento Hip-Hop e lançamento do livro “Hip-Hop a Lápis: A Literatura do Oprimido”.
20h30 – ATRAÇÃO CULTURAL
21h00 – ENCERRAMENTO

DIA 19/06 (SÁBADO)

ABERTURA DOS DEBATES / OFICINAS
9h00 – INTERVENÇÕES DE GRAFFITE
10h00 – OFICINA DE MARKETING DIGITAL – COM A REFEM (RJ)
11h00 – DEBATE: HIP-HOP CULTURA POPULAR – Mediador: Djeison / Com Renam (Inquérito), DBS, Mano Oxi e convidados
12h00 – CINECLUBE AREA (FILMES )
13h30 – OFICINAS DE RIMAS
14h30 – DEBATE: PRODUZINDO CULTURA DIGITAL – Mediador: Djeison / Com Mandrake e Elaine Mafra (Portal Rap Nacional), Toni C (Hip hop a Lápis), Marrom (ex-RZO), Refém (RJ) e convidados.
16h00 – DEBATE: JUSTIÇA SOCIAL E AS POLITICAS PUBLICAS – Mediador: Kim Isac / Com Japão (Viela 17), Douglas (Realidade Cruel) e convidados.
17h30 – OFICINA DE B.BOY COM CPI (Companhi do Improviso Pesado – RS)
18h00 – ABERTURA DA ARENA CULTURAL
COLETIVO DE SANTOS (SP), COLETIVO RS e COLETIVO REGIONAIS-SC

DIA 20/06 DOMINGO

9h00 – RECREAÇÃO COM BRINCA COMUNIDADE
BASQUETE DE RUA11h00 – OFICINA PREMIO PRETO GHÓES
COM VALTER, PX(RS) E JAPÃO VIELA 17
12h00 – CINECLUBE AREA
13h30 – DEBATE: NAÇÃO MULHER E O HIP-HOP DE SAIA – Mediadora Monike / Com Refem (RJ), Ita Black, Big Danny e convidados.
15h30 – JOGO NO TELÃO (BRASIL X COSTA DO MARFIM)
17h20 – COLETIVO REGIONAL -SC
COLETIVO GRANDE FPOLIS

Contato:
Kim Isac (48) 9126 4182Vivian Bárbara (48) 9132 1357

spot_img
spot_img