27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia Fórum Saúde da Mulher no Século 21

spot_img

Florianópolis sedia Fórum Saúde da Mulher no Século 21

spot_imgspot_img

Florianópolis sediará o Fórum Saúde da Mulher no Século 21 – Avanços e Desafios, no dia 18 de junho (sexta feira), das 11 às 18h, no hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo.

O evento – com o slogan “Avanços e desafios” – aborda o aprimoramento de políticas efetivas e que garantam a saúde e a cidadania da mulher brasileira Entre os principais assuntos debatidos pelos especialistas, consta a triste previsão de que somente este ano devem ser diagnosticados 49.240 novos casos de câncer de mama e 18.430 de câncer de colo uterino. O número de mortes provocado por essas doenças poderia ser evitado facilmente se o diagnóstico fosse feito ainda no início da doença.

Segundo o Suplemento de Saúde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgado no último mês de março, quase metade da população feminina (45,5%) nunca foi submetida à mamografia, principal exame na detecção do câncer de mama. Mas há números que indicam que a população feminina está se cuidando mais a cada dia. Em 2003, 79% das mulheres foram submetidas ao exame de prevenção ao câncer do colo do útero, em 2008 esse número cresceu para 84,5%, o que representa um total de 49 milhões de mulheres.

Outros temas que merecem destaque são o aumento do número de casos das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e do HIV na população feminina. Durante a última década, houve um crescimento de 44% nos casos de HIV em mulheres no período de 1996 a 2005. Além desses assuntos, as políticas de atenção à saúde da mulher e os direitos à saúde da Mulher também estão incluídos no programa do fórum, que está sob a coordenação do Instituto Brasileiro de Ação Responsável.

O fórum contará com a presença de várias autoridades do governo federal e estadual e representantes da sociedade civil, que estão relacionadas ao tema, entre elas a Senadora da República Ideli Salvatti, que participará da solenidade de abertura e será responsável pela moderação da atividade.

Com o patrocínio da MSD, tem como proposta de trabalho acontecer um em cada região brasileira, em parceria com o Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Instituto Nacional do Câncer; Procuradoria Especial da Mulher; Banco Nacional Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Agência Íntegra Brasil.

A adesão ao Fórum é gratuita e as Inscrições deverão ser feitas através do hot site www.acaoresponsavel.org.br/saudedamulher.florianopolis/ ou pelo e-mail: saudedamulher@acaoresponsavel.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img