27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia I Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual

spot_img

Florianópolis sedia I Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual

spot_imgspot_img

Fundação Cultural do Badesc será ponto de encontro de profissionais, estudantes e atuantes da cena cultural catarinense a partir desta quarta-feira (22)

O Cinema e Audiovisual catarinense estão em destaque nesta semana com a realização do I Congresso Catarinense sobre o tema, que acontece de 22 a 24 de setembro, em Florianópolis. As atividades iniciam nesta quarta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc – apoiadora do evento, colocando os primeiros temas de discussão na roda e prestando homenagem aos nomes que impulsionaram o desenvolvimento do setor em Santa Catarina. A realização do evento é da Cinemateca Catarinense – ABD, em parceria com o Sintracine, Santacine, Funcine (Fpolis) e apoio da Fundação Franklin Cascaes e Fundação Cultural Badesc.

A cineasta e produtora Luiza Lins, à frente da Mostra de Cinema Infantil, é a palestrante da noite e fala sobre o contexto da produção cinematográfica no Estado. Quem recebe as homenagens desta primeira edição dedicada ao tema “O Estado do Audiovisual” é Gilberto Gerlach, fundador do CineClube em Nossa Senhora do Desterro, em São José. Ele também será tema do jornal Ô Catarina, publicação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que dedicou as páginas do informativo para apresentar os 40 anos de história no cinema catarinense construído por Gerlach. O jornal será lançado no dia e distribuído entre os presentes. As discussões dos grupos temáticos começam na quinta-feira(23), a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL), no bairro Itacorubi, em Florianópolis. A entrada no evento é franca. Pela internet o Portal Ganesha transmite as discussões ao vivo através do endereço www.portalganesha.com.br. Informações no site www.congressocatarinensecinema.wordpress.com e www.cinematecacatarinense.org.

Eixos temáticos

A abertura dos debates inicia no dia 23, no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (SOL), no bairro Itacorubi. E colocará em destaque o tema “Encontro da Produção e o Consumo”, com a participação de Chico Fagnello, do SantaCine, e Juliana Bassetti, do Pontão Ganesha. Na seqüência será lançado o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de Santa Catarina (Sintracine), a terceira representação da categoria no Brasil, ao lado das entidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A implementação da TV Brasil no Estado é assunto para o cineasta Eduardo Paredes, Coordenador da Regional Sul/ Santa Catarina, às 10h30. O diretor da TV UFSC Fernando Crócomo contribui falando sobre a parceria entre as duas redes. A tarde segue com a realização de painéis e debates dos grupos temáticos.

Na programação do dia 24, as convidadas Rachel do Valle, coordenadora para distribuição internacional do Brazilian TV Producers e Rachel Monteiro, Consultora Internacional do Cinema do Brasil, falam sobre a exportação do produto audiovisual brasileiro e os programas conveniados com a APEX. O tema “Animação” não poderia faltar na mesa de discussão do congresso. Rodrigo Amboni da OMago Realizações apresenta o teaser da Mostra A Caverna de animação, única do gênero em Santa Catarina e que acontece em outubro, durante o Dia Internacional da Animação.

O evento encerra com a realização de uma plenária, onde as propostas para o setor serão reunidas num documento que será entregue aos candidatos a Governo do Estado. “A participação do público é extremamente importante, pois o debate vai levantar subsídios para entregarmos as propostas do setor aos candidatos ao Governo Estadual”, explica João Roni, presidente do Santacine – Sindicato das Produtoras da Indústria de Cinema e Audiovisual de Santa Catarina.

A entrada é franca para todos os dias do evento. Para mais informações consultar o site www.congressocatarinensecinema.wordpress.com e www.cinematecacatarinense.org .

LOCAIS DOS EVENTOS:

Fundação Badesc

Rua Visconde de Ouro Preto, 216.

Centro – Florianópolis

Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do Estados de Santa Catarina

Rua Eduardo Gonçalves D´Avila, 303

Itacorubi – Florianópolis

Mais informações: http://congressocatarinensecinema.wordpress.com/ l congressocatarinensecinema@gmail.com


Programação

O evento é aberto ao público em geral interessado em cinema e audiovisual, com entrada livre e gratuita.

22 de setembro – Quarta-feira

Local: Fundação Badesc – 19h

Apresentação da Estrutura do Congresso e Cerimonial de Abertura

COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO: Sofia Mafalda e Lina Lavoratti (Cinemateca), Carol Gesser (Sintracine), João Roni (Santacine), Fernando Boppré (Funcine)

PALESTRANTE: Luiza Lins (Mostra de Cinema Infantil) – Contexto da Produção Cinematográfica Catarinense

Homenagem a Gilberto Gerlach (Cineclube Nossa Senhora do Desterro)

Coquetel de Abertura

Lançamento da edição especial do jornal Ô Catarina! (nº 72),
publicação da Fundação Catarinense de Cultura, dedicada ao
pesquisador Gilberto Gerlach e seu livro “Desterro – Santa
Catarina” (tomos I e II).

23 de setembro – Quinta-feira

Local: Auditório da SOL

9h

Encontro da Produção e o Consumo

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Cultura Digital

A utilização de ferramentas interativas nas etapas de execução e divulgação do produto audiovisual. Os diferentes formatos e mídias disponíveis e apontamentos para o setor. A influência da Cultura Digital na produção e consumo de produtos.

MEDIADOR: Thiago Skárnio (Alquimídia)

CONVIDADOS: Chico Faganello (Santacine) e Juliana Bassetti (Pontão Ganesha)

10h

Lançamento do Sintracine

Apresentação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual e Santa Catarina: Histórico, Critérios para Emissão de DRT e profissionalização do setor.

CONVIDADOS: Carol Gesser (Sintracine), Reno Caramori Filho (Sintracine) Leandro Elsner (Sintracine)

10h45

Coffee Break

11h

TV Brasil e TV UFSC

A implementação da TV Brasil em SC. Parceiras com a produção independente. Programa de aquisição de conteúdo. O resgate da TV Cultura de SC.

MEDIADORA: Lina Lavoratti (Cinemateca)

CONVIDADOS: Eduardo Paredes (TV Brasil Regional – SC), Fernando Crócomo (TV UFSC)

12h

Intervalo

14h

Circuito de Exibição

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Cineclube

O cineclubismo como ação de escoamento da produção audiovisual. Os pontos de exibição do Programa Cine Mais Cultura no Estado e no Brasil.

MEDIADOR: Reno Caramori Filho (Conselho Nacional de Cineclube – SC)

CONVIDADOS: Sofia Mafalda (Cinemateca), Frederico Cardoso (Programa Cine Mais Cultura, Minc)

15h

Intercâmbio e Formação

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Educação

Os desafios para a capacitação técnica, teórica e de especialização em cinema e audiovisual em Santa Catarina. Ferramentas de intercâmbio de conhecimento e produção entre as instituições.

MEDIADOR: Marcelo Esteves (Unisul)

CONVIDADOS: Fátima Lima (Udesc), Cláudia Mesquita (UFSC)

15h45

Coffee Break

16h

Mecanismos da Cadeia Produtiva

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Política Cultural

Propostas para adequação ao Sistema Nacional de Cultura. Urgência de uma Secretaria de Cultura de Santa Catarina. Atualização do mecanismo do Edital Catarinense de Cinema e outras ações conjuntas. O papel dos festivais.

MEDIADOR: Zeca Pires (DAC – UFSC)

CONVIDADOS: Cláudio Rio (Cinema na Favela), Eugênio Lacerda (FCC) e Guto Lima (ABD Nacional), Celso dos Santos (Panvision)

17h

Fomento e Incentivo Cultural

O fomento e incentivo Cultural em SC. Apoios locais, federais e internacionais. Mecanismos pouco utilizados em SC. Os desafios para o Estado fomentar e difundir a cadeia produtiva do audiovisual em SC. O Cinema como referência nas políticas públicas de cultura em SC.

O que melhorou e o que precisa mudar na relação dos produtores com o Estado.

MEDIADOR: Fernando Boppré (Funcine)

CONVIDADOS: Sofia Mafalda (Cinemateca), Dennis Radünz (Casa da Memória, FFC), Denise Binder (SESC – SC), Ivan Schmidt (Seitec – SOL), Rozane Dalsasso (Regional Sul – Minc), ANCINE

24 de setembro – Sexta-feira

Local: Auditório da SOL

9h

Organização do Mercado Audiovisual em SC

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Mercado

Apresentação do Projeta Sul – Fórum das Entidades do Audiovisual do Sul do Brasil. Diagnóstico do setor, infra-estrutura, associações, sindicatos e ações estratégicas.

MEDIADORA: Sofia Mafalda (Cinemateca)

CONVIDADOS: Carol Gesser (Sintracine), João Roni (Santacine), Fernando Boppré (Funcine)

10h15

Coffee Break

10h30

Brazilian TV Producers e Cinema do Brasil

A exportação do produto audiovisual brasileiro e os programas conveniados com a APEX.

MEDIADORA: Lícia Brancher (Santacine)

CONVIDADOS: Rachel do Valle (Coordenadora para Distribuição Internacional do BTVP) e Rachel Monteiro (International Consultant – Cinema do Brasil)

12h

Intervalo

14h

A nova Lei do Direito Autoral

Consequências para o setor do audiovisual.

MEDIADORA: Chris Ramirez (Fórum Cultural de Florianópolis)

CONVIDADO: Rafael Pereira Oliveira (Difusão em Direitos Autorais e Acesso à Cultura do Minc)

15h

Animação

Participação das empresas e associações culturais catarinenses nas diferentes janelas e mídias. As perspectivas da animação 2D e 3D no mercado cultural e de distribuição internacional.

MEDIADOR: Pedro MC (Cinemateca)

CONVIDADOS: Rubens Belli (Belli Estúdios), Fernando Carvalho (Mídia Effects), Arthur Nunes (Animaking), Rodrigo Amboni (OMago Realizações)

16h

Coffee Break

16h15

Diferentes Formatos de Negócios

Participação das empresas catarinenses nas diferentes janelas e mídias, as estratégias de negócios das empresas catarinenses, a diversificação, e o mercado de produtos audiovisuais no cenário nacional e mundial.

MEDIADOR: João Roni (Ocean Films)

CONVIDADOS: Márcia Paraíso (Plural Filmes), Kátia Klock (Contraponto), Gláucia Grícolo (Vinil Filmes), Bhig Villas Bôas (SetCom)

17h

Plenária de Encerramento

Relatores dos Grupos de Trabalho e apresentação das principais propostas para apreciação do público presente.

(Qualquer alteração poderá ser efetuada sem aviso prévio)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img