27.1 C
fpolis
terça-feira, novembro 30, 2021
cinesytem

Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo passa por Florianópolis

spot_img

Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo passa por Florianópolis

spot_img

Evento será realizado nas três capitais da Região Sul, na capital catarinense dias 07 e 08 de outubro

Por uma nova mentalidade na arquitetura Esse é o tema que vai nortear as discussões do II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU). Contando com convidados de renome internacional, como Michael Tymoff (Fundação Bill Clinton) e o arquiteto Brandon Haw (Foster + Partner Architects), o evento é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

De acordo com o presidente da AsBEA-PR, arquiteto Gustavo Pinto, esta segunda edição do simpósio será maior e mais abrangente, haja vista que vai ser realizada nas três capitais da Região Sul, enquanto que, em 2009, o evento aconteceu apenas em Curitiba. “Para potencializar os resultados integramos as ações das Regionais. Este ano os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina farão o Simpósio simultaneamente”, destaca Gustavo Pinto.

O coordenador do Grupo de Sustentabilidade da AsBEA-RS, Klaus Bohne, acredita que ouvir relatos de profissionais que aplicam as boas práticas de sustentabilidade em seus projetos é fundamental para buscar inspiração e referências técnicas. “No Rio Grande do Sul temos exemplos como o espaço Vonpar, do complexo do Multipalco, que apresenta telhado verde diferenciado. Temos também o SAP Labs Brasil, projeto do arquiteto Eduardo de Almeida, localizado no Campus da Unisinos, em São Leopoldo, e o Solar Park, um estacionamento com painéis fotovoltaicos que geram energia 100% renovável ao Colégio Anchieta de Porto Alegre, influenciado pelos estudos do GTS AsBEA-RS”, destaca.

“O momento em que vivemos é de grande expectativa para que possamos ter um futuro melhor”, afirma arquiteto Giovani Bonetti, presidente da AsBEA-SC. “O II SISAU é uma oportunidade de conhecer experiências que estão sendo aplicadas em outros países, daí a importância de levá-lo às três capitais – Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre”, avalia. Bonetti conta que, em Santa Catarina, o Urbanismo Sustentável da Cidade da Pedra Branca é um exemplo de projeto responsável e sério. “Estão envolvidos neste projeto um grupo de escritórios associados à AsBEA-SC”, conta.

Em Curitiba, a AsBEA-PR está envolvida no projeto da nova sede dos Laboratórios Integrados de Genética Humana (LIGH) e Memorial Newton Freire-Maia da UFPR. O edifício será a primeira edificação pública com a certificação LEED. “Estes são apenas alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos nas AsBEAs. Projetos sustentáveis de grande magnitude e assinados por arquitetos reconhecido no Brasil e no mundo vão ser compartilhados no II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo da AsBEA”, afirma Gustavo Pinto.

Para o arquiteto Frederico Carstens, diretor da Diretoria de Sustentabilidade da AsBEA-PR, o II SISAU terá, entre seus objetivos, a apresentação de projetos de arquitetura já executados com base em estratégias de sustentabilidade (prática); relato de estratégias que poderiam ter sido utilizadas (utopia); finalizando com um resumo das medidas que podem agregar ao repertório já estabelecido, a considerar no futuro (nova ideologia).

Segundo Carstens, o novo lema da arquitetura a partir de agora deverá ser: “mais com menos”, “more with less”, parodiando o “less is more” da arquitetura moderna industrial e o “less is a bore” da arquitetura pós-moderna.

A arquiteto destaca ainda a possibilidade da “casa viva” e, para isso, o evento trará como debatedores especialistas em nanotecnologia, informática, genética e biotecnologia. “O nascimento da vida sintética, anunciada no último dia 21 de maio pelo pesquisador Craig Vender, soa como música aos meus ouvidos”, conclui.

O II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura acontece em outubro de 2010 nas três capitais da Região Sul: Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. As inscrições podem ser feitas através do site: www.simposiosustentabilidade.com.br.


Programação em Florianópolis – 07 e 08 de outubro de 2010

Dia 07 de Outubro

08h00 Credenciamento
Registration

08h30 Abertura do 2 SISAU em Florianópolis, com Presidente da AsBEA/PR – Gustavo Pinto
Opening Ceremony

09h30 Palestra Internacional Arquiteto Gustavo Restrepo – Colômbia
International Lecture

10h30 Coffe Break

11h00 Palestras Nacionais em Urbanismo e Nanotecnologia
National Lectures

12h00 Encerramento
Closure

13h00 Almoço
Lunch Time

14h00 Palestra Nacional em Sociologia
National Lecture

14h30 Palestra Internacional Arquiteto Michael Tymoff – Bill Clinton Foundation –
USA
International Lecture

15h30 Coffee Break

16h00 Debate Fechado Arquitetura (envolvendo apenas os palestrantes e mediador)
Debate on Architecture

16h45 Debate Aberto Arquitetura (envolvendo palestrantes, mediador e platéia)
Debate on Architecture

17h30 Encerramento do primeiro dia
Closure of first day

Dia 08 de Outubro

08h00 Credenciamento
Registration

09h00 Abertura segundo dia, AsBEA/PR
Opening

09h30 Palestra Internacional Arquiteta Dorte Mandrup Poulsen – Denmark
International Lecture

10h30 Coffee Break

11h00 Palestras Nacionais em Genética e Biotecnologia
National Lectures

12h00 Encerramento
Closure

13h00 Almoço
Lunch Time

14h00 Palestra Nacional em Economia
National Lecture

14h30 Palestra Internacional Arquiteto Brandon Haw – Foster & Partners Architects
– England
International Lecture

15h30 Coffee Break
16h00 Debate: Nova ideologia para Arquitetura e Urbanismo Sustentável
Debate on Architecture and Urbanism

17h30 Encerramento do 2 SISAU com a presença de todos os palestrantes
internacionais. Lançamento do manifesto com 10 novas idéias para a
Sustentabilidade
Closure of 2 ISSAU: 10 new ideas for Sustainability

spot_img
spot_img

Leia mais