16.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia o 14º Encontro Brasileiro de Tireoide

spot_img

Florianópolis sedia o 14º Encontro Brasileiro de Tireoide

spot_imgspot_img

O EBT é um evento tradicional em tireoide, que já está na sua décima quarta edição e espera receber 2000 participantes em Florianópolis. O Encontro Brasileiro de Tireoide acontece de 03 a 06 de junho, no Centrosul. O evento caracteriza-se por focar nos trabalhos produzidos por pesquisadores nacionais e em temas de importância clínica para o Brasil. Desta forma, distingue-se de um congresso tradicional, razão pela qual mantém o nome Encontro Brasileiro de Tireoide.

À frente do encontro estão a Dra. Laura Ward, presidente da Comissão Científica; Dra. Maria Heloisa Canalli, presidente da Comissão Organizadora; e Dr. Alexandre Hohl, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Santa Catarina.

Para a Dra. Maria Heloisa Canalli é uma ocasião importante para Santa Catarina. “Estamos muito contentes em sediar este grandioso evento da tireoidologia brasileira e, sem dúvida, estamos ansiosos pelo momento. O trabalho é muito, mas predomina as fortes emoções como a possibilidade de recepcionarmos os renomados colegas da especialidade, de atualizarmos os nossos conhecimentos, de conhecermos os novos talentos científicos e de revermos os amigos. O clima é de muita satisfação que só será completa com a presença de todos os colegas”.

Programação

Foi elaborado um programa linear, que permite que o participante escute falar de clínica e também de biologia molecular, além de ouvir temas mais específicos em uma das 14 sessões de Encontro com o Especialista, que será oferecido.

No programa dos cursos pré-congresso haverá o tradicional curso de ultrassonografia, que terá uma parte prática bem interessante; simpósio de Hipotiroidismo Congênito que também abordará o problema da iodação do sal no Brasil; e o workshop de pesquisa, em que serão discutidos modelos de experimentação, a pesquisa com células tronco no Brasil, modelos transgênicos, a importância das diretrizes e consensos, a maneira de estabelecer e de avaliar evidências na literatura.

Outra inovação são as discussões 4D (Diagnóstico, Dificuldades, Dicas e Debate) em que um caso clínico será debatido com interação do Público através de sistema de votação digital, mas com cirurgiões, patologistas, médicos nucleares e clínicos expressando opiniões diferentes sobre 2 temas polêmicos: o microcarcinoma e o câncer agressivo da tireóide.

O Prof. Wilmar Wiersinga, da Holanda, foi convidado para falar de doenças autoimunes da tireóide e o Prof. John Baxter, dos EUA, para mostrar o que existe de novo em tireomiméticos (substâncias que estão sendo desenvolvidas a partir do hormônio tireoidiano para tratar dislipidemia, obesidade, e outras doenças).

Público leigo – Assim como ocorreu no último EBT, teremos uma sessão aberta para o público leigo. Qualquer pessoa interessada pode participar. Um grupo de tireoidologistas conversará com os participantes, usando termos populares sobre as doenças da tireoide. A palestra é gratuita e acontecerá no dia 03 de junho, às 14h30. É importante chegar um pouco antes para efetuar a inscrição e fazer a retirada do crachá e programa.

Prêmio Jovem Pesquisador

Como nas edições anteriores, O EBT vai premiar os melhores trabalhos dos Jovens Pesquisadores Clínico, Básico e Translacional. Mas uma novidade nesta edição são os prêmios também para as apresentações em forma de pôster, além da forma oral. Será premiado ainda um tiroidologista senior, que tenha influenciado de forma importante, através da formação de alunos e da apresentação e publicação de trabalhos importantes a Tireoidologia Nacional.


Encontro Brasileiro de Tireoide Terá Sessão Para o Público
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento

Pela segunda vez no congresso brasileiro de tireoide, o público leigo poderá fazer perguntas para médicos endocrinologistas durante o evento. A sessão será também aberta à imprensa que poderá debater e tirar suas dúvidas com clínicos renomados. A atividade gratuita ocorrerá no primeiro dia do evento, que será realizado do dia 03 de junho, das 14h30 às 16 horas, na Sala Joaquina, no Centrosul.

Entre os especialistas que estarão na mesa, tirando dúvidas, estão as médicas endocrinologistas Dra. Yara Santos Medeiros, Dra. Lireda Meneses Silva, Dra. Maria Heloisa Canalli e o Sr. Jorge Kassis (fundador da associação de pacientes de tireoide). Entre os assuntos a serem discutidos estão: Glândula Tireoide; Disfunções tireoidianas – Hipertireoidismo e Hipotireoidismo; Nódulos Tireoideanos e Câncer de tireoide.

O Encontro Brasileiro de Tireóide ocorrerá no Centrosul, em Florianópolis. As inscrições para a Sessão Aberta ao Público podem ser feitas no local do evento. Outras informações pelo telefone (48) 3322-1021. e-mail: faleconosco@ebt2010.com.br ou pelo site www.ebt2010.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img