21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Florianópolis sedia Reunião Nacional voltada para Promoção da Saúde Infantil

spot_img

Florianópolis sedia Reunião Nacional voltada para Promoção da Saúde Infantil

spot_imgspot_img

No dias 10 e 11 de agosto, Florianópolis sediará a primeira reunião nacional de apoiadores municipais da “Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS)”. Esta iniciativa, voltada para o fortalecimento e integração de ações e políticas voltadas para a Primeira Infância, vem sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde (MS) desde 2007. Seu objetivo geral é estimular e acompanhar experiências estaduais e municipais que possam contribuir para a construção de uma política pública de estado para a Primeira Infância.

O Município de Florianópolis foi selecionado pelo Ministério da Saúde em 2009 para sediar uma das cinco experiências piloto municipais da Estratégia, sob coordenação da Secretaria Municipal da Saúde. A reunião de apoiadores terá a participação de representantes dos municípios piloto das demais regiões do Brasil (Campo Grande, Rio de Janeiro, Rio Branco, Araripina e Santa Filomena) e da equipe técnica do MS, e tem por objetivo a construção conjunta de diretrizes para operacionalização da Estratégia no âmbito municipal.

Os dois objetivos gerais da EBBS são: (1) Construir novas ofertas de cuidado à saúde para mulheres e crianças, focadas na promoção de seu desenvolvimento integral e fortalecimento do vínculo com cuidadores e (2) Integrar e articular ações comuns com outras áreas e setores, a exemplo da educação, serviço social, programas de geração de renda etc.

O foco na Primeira Infância se justifica por referenciais teóricos que apontam que o padrão de relacionamento com os pais nos primeiros anos de vida, em especial a presença de um relacionamento emocional sustentador e estável, está fortemente relacionado ao estado de saúde e ao desenvolvimento futuro de dificuldades em áreas como relações pessoais, desempenho escolar, inserção no trabalho, conflitos com a justiça e desenvolvimento de transtornos psíquicos. Além disso, o modelo explicativo dos determinantes sociais da saúde adotado pela OMS e pelo nosso MS aponta para a necessidade de se articular as ações dos diversos setores para se obter um impacto significativo na saúde das pessoas e comunidades, já que esta é entendida como resultante de processos que extrapolam o campo da saúde, a exemplo da situação econômica, da rede social e do acesso a oportunidades de emprego e lazer.

Para conduzir a Estratégia em Florianópolis, foi definido um apoiador local ligado à SMS e criado um Comitê Executivo Intersetorial composto por representantes de diversas secretarias (ver Portaria Municipal 029/2010 para composição e objetivos do Comitê). A primeira reunião do Comitê acontece no dia 29/7, na SMS, e tem por objetivo iniciar a definição de uma agenda comum entre as secretarias na área da promoção da saúde da Primeira Infância em nosso município.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img