19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis será enredo no Carnaval do Rio de Janeiro

spot_img

Florianópolis será enredo no Carnaval do Rio de Janeiro

spot_imgspot_img

Grande Rio vai mostrar a Capital no desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval

A GRES Acadêmicos do Grande Rio, vice-campeã do Carnaval do Rio de Janeiro neste ano, terá Florianópolis como enredo em 2011. Dirigentes e o carnavalesco da escola, Cahê Rodrigues, estiveram na Capital, na semana passada, tratando do assunto. A diretoria esteve com o prefeito Dário Berger. O lançamento do enredo será em Florianópolis, entre o final de julho e o começo de agosto.

O valor do patrocínio ainda não foi divulgado. O investimento promete ser captado junto à iniciativa privada por meio da Lei Rouanet, sem a participação de verba pública da prefeitura ou do governo do Estado. Uma relação de 10 empresas de diferentes ramos, e que já destinam recursos à cultura, é o ponto de partida para articular o patrocínio.

Sobre a participação dos poderes públicos, o vereador Márcio de Souza, que está à frente do grupo responsável pela proposta, diz:

– O que se pretende dos governos nada mais é do que um ofício dando respaldo ao grupo que irá bater nas portas em busca de incentivos.

A escola deverá levar para a Marquês de Sapucaí não apenas os aspectos históricos e da formação étnica dos habitantes de Florianópolis, segundo ele. Antes de fechar com a Grande Rio, escolas como a Beija-Flor e Portela também analisaram a ideia de ter Floripa como enredo. Outras duas foram contactadas, Unidos da Tijuca e Salgueiro.

– A proposta é de uma abordagem do encantamento deste local, do mosaico cultural e histórico e das referências culturais que são Cruz e Sousa, Franklin Cascaes, Mayer Filho, Antonieta de Barros – explica.

O vereador conta que a Grande Rio também vai usar de suas próprias referências, principalmente no meio artístico. Com ampla participação de artistas, buscará este segmento para ampliar os recursos que viabilizem o desfile da escola.

Sobre a escolha da escola de Duque de Caxias, explicou o vereador que “a escola mostrou vontade de construir esta política de captação”.

Os desfiles na Sapucaí ocorrerão nos dias 6 e 7 de março. A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) fará amanhã o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial.

Em Florianópolis, os desfiles estão marcados para sábado, 5 de março.

Acadêmicos do Grande Rio

– Cores: verde, vermelho e branco
– Cidade: Duque de Caxias (RJ)
– Fundação: em 22 de março de 1988
– Enredo 2010: Das Arquibancadas ao Camarote Nº1 – Um Grande Rio de Emoção Na Apoteose do Seu Coração!
– Colocação: vice-campeã 2010
– Carnavalesco: Cahê Rodrigues

Por ÂNGELA BASTOS

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img