16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Florianópolis terá a primeira pousada urbana ecologicamente responsável

spot_img

Florianópolis terá a primeira pousada urbana ecologicamente responsável

spot_imgspot_img

Pousada Verdes Mares, na praia dos Ingleses, implantou um programa de educação ambiental integrado e eficiente. A primeira etapa, que engloba o gerenciamento de Resíduos Sólidos “in loco” já está sendo utilizada.

A Pousada Verdes Mares, localizada na Praia do Ingleses, no norte da Capital Catarinense, esta dando um verdadeiro exemplo de como é possível aliar o ramo do turismo e da hotelaria com a necessidade mundial para a conservação do meio ambiente, através de princípios da responsabilidade ambiental. A partir de agora, o empreendimento possui um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e educação ambiental, em uma ação inédita na região urbana de Florianópolis.

O programa desenvolvido pelo projeto Nosso Lixo é composto por diversas etapas que visam tornar o endereço em uma referência na realização e multiplicação de atitudes conscientes e responsáveis. “Primeiramente, será executado um programa de educação ambiental integrado e eficiente. Este é uma etapa chave do PGRS, pois garantirá a efetiva operacionalidade de tudo que foi projetado, bem como, por meio de uma socialização de informação, sensibilizará os hóspedes estimulando uma mudança de atitude e promoverá a criação de valores sociais”, explica o Eng. Gilberto Napoleão, Coordenador do Programa “Adquira Seu Minhocário”.

Em paralelo a esse trabalho de combate ao desperdício, o PGRS também irá garantir a execução de procedimentos ideais para cada tipo de resíduo encontrado na pousada, projetado a forma adequada de segregar, manusear, acondicionar, transportar e destinar todos os resíduos gerados no local. De acordo com a proprietária da Pousada Verdes Mares, Caroline Athayde de Oliveira Souza, o que torna este projeto diferenciado é a elaboração de um programa que visa trabalhar com a metodologia dos 3R´s no seu jeito mais eficiente, ou seja, com hierarquia. “Nosso foco é, antes de tudo, trabalhar a não geração de resíduos, pois sabemos que se tratarmos tudo que for gerado, estamos na verdade, perpetuando este estilo de vida embasado no desperdício e que é totalmente insustentável”, destaca.

Além das ações que serão executadas no dia a dia do empreendimento, o grande destaque do programa é a interação constante com o hóspede. “A partir da confirmação de reserva o hóspede já passa a participar do programa, pois recebem o manual do gerenciamento de resíduos sólidos adotado pela pousada e, também, caso tenha interesse, um pacote com as boas práticas em relação aos seus resíduos domiciliares”, destaca Caroline. O processo continua ao chegar na Pousada Verdes Mares, com uma estrutura prática de ser utilizada e toda informação necessária para participar e ajudar na potencialização dos benefícios, em três idiomas.

Sobre a Verdes Mares

A Pousada Verdes Mares atua desde 1987 na Praia do Ingleses e possui capacidade para 72 pessoas e recebe principalmente hóspedes provenientes de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Mais Informações (48) 3269.1105/ 9101-1100

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img