fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Floripa entra na rota internacional da inovação em defesa dos oceanos com projeto chancelado pelas Nações Unidas

13.08.2019

Floripa entra na rota internacional da inovação em defesa dos oceanos com projeto chancelado pelas Nações Unidas

13.08.2019
Floripa entra na rota internacional da inovação em  defesa dos oceanos com projeto chancelado pelas Nações Unidas
Foto: imagem da INNOVATTON - Ocean Edit na Praia de Carcavelos, Portugal. Crédito: Nuno Pinto Fernandes Global Imagens

A capital será a única representante brasileira no INNOVATHON – Ocean Edition, ação do CEIIA, instituto português que hoje é o maior agente de inovação relacionado a mobilidade e sustentabilidade na Europa, com apoio das Nações Unidas. Através da interlocução da Prefeitura Municipal de Florianópolis e seus canais de inovação, a Glóbulo foi escolhida para ser o braço nacional do projeto que será lançado no Brasil nesta quarta-feira, 14 de agosto, às 11h, no Gabinete do Prefeito Gean Loureiro com presença do Diretor de Responsabilidade Social do CEIIA, Gualter Crisóstomo

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis e parceria local com a Glóbulo, será lançado no Brasil pelo CEIIA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, -  instituição portuguesa privada que hoje é o maior agente de inovação relacionado a mobilidade e sustentabilidade na Europa, o movimento global INNOVATHON – Ocean Edition. Com apoio do Governo Português via Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério do Mar e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, o projeto faz parte do United Nations Global Compact das Nações Unidas para integrar a “Sustainable Oceans Business Platform” com o objetivo de que tecnologia e inovação sejam aplicados para ajudar a cuidar os oceanos numa ação mundial que, no Brasil, acontecerá apenas em Florianopolis.

 “Já faz algum tempo que a Prefeitura tem conversado com vários atores importantes nacionais e internacionais em inovação e um destes atores é o CEIIA, que quando nos sugeriu fazer a edição brasileira do Innovathon – Ocean Edition em Florianópolis, por toda identidade que a cidade tem, não só com a inovação, mas com o oceano, -  já que uma parte do território fica na Ilha de Santa Catarina, - imediatamente nós buscamos no ecossistema local potenciais parceiros que pudessem ser o elo do CEIIA com Florianópolis, e a Glóbulo mostrou-se o parceiro mais adequado”, explica, Marcus José Rocha, Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis.

 O INNOVATHON – Ocean Edition é uma atividade global, onde equipes de alunos do ensino superior dos quatro cantos do Globo exploram conceitos e ideias, com temas que podem variar entre transporte marítimo, lixo nos oceanos, energia renovável offshore, segurança marítima, biodiversidade, recolha e tratamento de dados sobre os oceanos, pesca, entre outros. “Temos muitos potenciais em Florianópolis e, entrar nesta rota de busca mundial por soluções para os oceanos, comprova que a tecnologia e a inovação, assim como a criatividade, podem ser aplicados também em questões práticas de assuntos relacionados ao meio ambiente, e a capital catarinense está preparada pra representar bem o Brasil nesta empreitada”, explica Iuri Forte, sócio da Glóbulo, que vai tratar do INNOVATHON – Ocean Edition na Ilha. Os melhores projetos do mundo terão 12 meses de acompanhamento de mentores e parceiros nas etapas de desenvolvimento, testes, prototipagem, e levarão 150 representantes para a grande final que ocorrerá em 2020 em Portugal, na praia de Carcavelos (Cascais), durante a conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos. Os projetos vencedores nesta etapa serão executados em vários países.

 Florianópolis vai participar do INNOVATHON – Ocean Edition, através de duas das suas vocações naturais latentes, contato com o mar e inovação. A ideia é que através desta experiência a capital catarinense seja um spot nacional do “Ocean Accelarator Network” do United Nations Global Compact, um programa de aceleração mundial de startups focadas nos Oceanos e que tem como membros fundadores o CEiiA, o MIT Solve, a Startup Chile, o Katapult Ocean, a Envisible e a SEA Ahead. Este programa será coordenado pelo United Nations Global Compact e terá como financiadores as principais empresas mundiais da área dos oceanos. “Pra nós, é muito importante participar desta ação porque Florianópolis será a única cidade brasileira a realizar este evento, o que posiciona a capital catarinense cada vez mais não só como o melhor ecossistema de inovação do Brasil, mas também como um ecossistema de inovação internacional”, afirma Marcos Rocha.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Cuidados com o planeta movimentam o sul da Ilha durante a Jornada Sustentável

17.10.2019

Cuidados com o planeta movimentam o sul da Ilha durante a Jornada Sustentável

Prefeitura de Florianópolis promove diversas ações para a Semana Lixo Zero

16.10.2019

Prefeitura de Florianópolis promove diversas ações para a Semana Lixo Zero

Pesquisadores da UFSC apontam possibilidade de intoxicação na Lagoa do Peri

13.10.2019

Pesquisadores da UFSC apontam possibilidade de intoxicação na Lagoa do Peri

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.