Florianópolis, 20 de julho de 2024

Floripa Mais Tec deve impactar 30 mil moradores da Capital 

spot_img

Compartilhe

Iniciativa da Prefeitura de Florianópolis tem parceria com o SENAI, Sebrae-SC e Acate para capacitar gratuitamente jovens e adultos para o setor de tecnologia da informação; inscrições já podem ser feitas no endereço floripamaistec.pmf.sc.gov.br 

Termo que autoriza a realização do programa na Capital foi assinado durante o Startup Summit. Foto: Filipe Scotti


Florianópolis, 23.08.2023 – Mais de 30 mil pessoas devem ser impactadas na segunda edição do programa Floripa Mais Tec que a Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o SENAI, Sebrae/SC e Acate, lançou nesta quarta-feira, dia 23, durante o Startup Summit. A estimativa leva em conta estudantes e docentes dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal e jovens e adultos que passarão por cursos de letramento digital e formações profissionais focadas nas tendências do mercado, habilidades e ferramentas utilizadas por profissionais do setor de TI, tudo isso, gratuitamente. 

 Quer participar? Inscreva-se gratuitamente.  

Ao lançar o programa, o prefeito da Capital, Topázio Neto, destacou que Florianópolis é considerada a cidade mais competitiva do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023, do Centro de Liderança Política (CLP). “É a primeira vez que uma capital alcança esse título. Temos duas parcerias importantes com a FIESC – além do Floripa Mais Tec, o Floripa Mais Empregos, que têm tornado a capital tão diferenciada em relação às demais. Por meio do Floripa Mais Tec, estamos investindo quase R$ 5 milhões na qualificação do capital humano. Esta é a melhor carreira que os jovens podem trilhar nos próximos anos”, frisou. 

A iniciativa do Floripa Mais Tec deu tão certo que outras cidades já replicam o mesmo modelo, lembra o diretor-regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira. “O SENAI, que forma sobretudo para a indústria tradicional, tem avançado na qualificação para o setor de tecnologia da informação. Outros municípios, como Canoinhas, Tubarão e Içara, já conduzem programas como este da capital. A inovação está em nosso DNA e o LAB 365, a edtech do SENAI que executa as formações do programa, é um reflexo disso. Neste espaço, tecnologia e educação convergem, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e voltado para o futuro”, salientou Pereira.

Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor-superintendente do Sebrae/SC, afirmou que “temos muito a festejar e acredito que este seja um dos maiores projetos sociais de Santa Catarina. Jamais chegaríamos ao posto de cidade mais competitiva sem investir em qualificação para todos”, disse, reiterando a fala do prefeito. 

“O último mapeamento realizado pela ACATE mostra que precisamos formar mais de 34 mil profissionais até 2025 para atender à demanda apenas em Santa Catarina. A cada três profissionais formados em TI, dois ficam atuando no setor. Os demais, são inseridos em outros segmentos da economia. A formação deve começar cedo, pois sem letramento digital teremos profissionais incapazes de atender o mercado de trabalho”, aponta Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da Associação.

As inscrições para participar do programa seguem até o dia 21 de outubro, quando os inscritos reúnem-se no evento Floripa Mais Tec Summit, que ocorre no SENAI da Grande Florianópolis, para conhecer detalhes de como vai funcionar a edição 2023.