19.9 C
fpolis
sexta-feira, maio 24, 2024
Cinesystem

Floripa Quilt apresenta duas exposições inéditas com visita guiada no Sesc Cacupé

spot_img

Floripa Quilt apresenta duas exposições inéditas com visita guiada no Sesc Cacupé

spot_imgspot_img

Pela primeira vez em Florianópolis, as mostras Las Balconadas e Mini Têxteis estão em cartaz no festival de manualidades, no Sesc Cacupé. Nesta sexta-feira (03/05), às 10h30, visitantes poderão conhecer as obras por meio de uma visita guiada com entrada gratuita

LasBalconadas.jpg

Logo na entrada do Sesc Cacupé, o público se encanta com 29 obras de amplas dimensões – de 2 metros de altura e 1,50 metros de largura – que marcam o percurso até o Centro de Eventos Arvoredo, local onde ocorre a 11a edição do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil até este sábado (04/05). 

“As artes ao vento” ,como define a coordenadora Virginia D`Alto do Uruguai, fazem parte da exposição Las Balconadas – que significa varandas e sacadas em espanhol – com curadoria do World Textile Art (WTA), já rodou alguns países com o trabalho de artistas de diversas partes do mundo. 

Montevidéu foi a primeira cidade a pendurar as obras em casas e edifícios ao ar livre, durante a Bienal de Arte Têxtil Contemporânea 2017.  Antes de desembarcar em Florianópolis, a mostra esteve em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. 

BernadeteAmorim.jpg

Legenda: Trabalho de Bernadete Amorim

Também inédita na cidade e no Floripa Quilt, a exposição “Mini Têxteis” é o inverso do tamanho das Las Balconadas. Os trabalhos expostos não ultrapassam 20x20x20 cm e exibem grande variedade de materiais e técnicas que mostram as muitas possibilidades da arte têxtil.    

“Mini Têxteis” é o inverso da escala. A exposição exibe trabalhos em dimensões que não ultrapassam 20x20x20 cm, de forma bidimensional ou tridimensional. É grande a variedade de materiais e técnicas que mostram ao público as muitas possibilidades da arte têxtil. Com organização de Verônica Filipak, a mostra tem o envolvimento de 40 artistas do Brasil e Argentina.

“A gente está mostrando obras têxteis e obras têxteis que não são têxteis. Convidamos 50 artistas e artesãos, entre artistas têxteis e não têxteis, para fazer um trabalho com os mini têxteis. Nessa mostra trazemos diversas possibilidades, em técnicas diferentes e histórias diferentes”, comenta Verônica.

Nesta sexta-feira, 03 de maio, a partir das 10h30, o público poderá participar de uma visita guiada gratuita organizada pela jornalista do Portal Arq SC, Simone Bobsin, junto com as organizadoras das duas mostras. O ponto de encontro é o restaurante do Sesc. Não é necessária inscrição e em caso de chuva, a atividade irá acontecer na entrada do Centro de Eventos Arvoredo.

Rodas de conversa no sábado

O sábado (04/05) promete interessantes Rodas de Conversa. Às 10h, a questão “Como fomentar o artesanato catarinense?” pauta o bate-papo entre o artesão Marcelo Ribeiro Baptista, a coordenadora estadual do Artesanato de Santa Catarina Fabiana Lopes Ribeiro, a gestora do programa de artesanato do Sebrae/SC Simone Amorim, o presidente da Federação das Associações Profissionais de Artesãos de Santa Catarina (FAPASC) Paulo Baasch, a organizadora do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil Janaina Machado Cordeiro com mediação da jornalista  Simone Bobsin do portal Arqsc. 

No período da tarde, às 15h, “O fazer manual e o artesanato na moda” será tema para mediação da jornalista especializada em moda Maristela Amorim com as convidadas: a designer de moda Talyta Bastos, a pesquisadora e bordadeira da Casa Cubo Mariângela Albuquerque e a artista têxtil Delphine Morlet. Todas as atividades são gratuitas.

SERVIÇO

O que: Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil

Quando: De 01 a 04 de maio

Horário: 10h às 18h

Onde: Sesc Cacupé

Entrada: franca

Programação completa: https://floripaquilt.com.br/2024/programacao/

PARCEIROS 

Ateliê Corarte (Florianópolis/SC) – @janainacorarte

Sesc (Florianópolis/SC) – @sesc_sc

Anderson Máquinas – @andersonmaquinas   

Ecomodas – UDESC – @ecomodas.udesc

Pegorari – São Paulo – @pegorari 

Renauxview (Brusque/SC) – @renauxview

M4 Stands (Florianópolis/SC)

Cordeiro Material de Construção (Florianópolis/SC)

SICOS (Florianópolis/SC)

SEBRAE (Florianópolis/SC)

 Ficha Técnica

Idealizadora e organizadora: Janaina Machado Cordeiro 

Coordenação Geral: Luiz Fernando Ludvig

Coordenadora dos Concursos: Ana Maria Gomes

Coordenadora dos Cursos e Oficinas: Sueli Amaral

Coordenadora Bonecas de pano: Nélida Menezes

Comunicação: Lu de Moraes

Consultoria: Simone Bobsin 

Designer Gráfica: Tina Merz

Expografia: Sandro Clemes

Fotógrafos: Bruna Graziela de Almeida Ferreira e Erick Gabriel Faria Mattos

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img