25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Floripa recebe turnê nacional do show Instrumental RS

spot_img

Floripa recebe turnê nacional do show Instrumental RS

spot_imgspot_img

Acontece no dia 3 de março no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

O gaúcho de hoje é urbano, moderno, cosmopolita e traz nas raízes culturais a mistura de etnias italiana, polonesa, alemã, africana, indígena, espanhola, cigana e portuguesa-açoriana, entre outras. O projeto Instrumental RS, com patrocínio do programa Petrobras Cultural e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foi idealizado para mostrar esse viés e o que está acontecendo hoje no caldeirão do sul do Brasil.

A turnê nacional abre no Centro de Cultura e Eventos da UFSC no dia 3 de março. Às 16h haverá workshop com os músicos, na Sala Goiabeira, e às 20h show, no Auditório Garapuvu. A entrada para o espetáculo, apoiado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, é gratuito.

A turnê prevê seis shows em seis cidades brasileiras, em que três importantes e diversos grupos instrumentais de Porto Alegre participam: Pata de Elefante – rock, Quartchêto- raízes regionais e Camerata Brasileira – choro. Em cada uma das cidades os músicos irão ministrar workshop para estudantes, músicos e interessados.

Ao longo da turnê está prevista a gravação de um CD em SMD, com tiragem de três mil cópias. As músicas serão disponibilizadas na internet para uso não comercial. Florianópolis (03/03), Curitiba (05/03), Tatuí (07/03) Rio de Janeiro (09/03), Belo Horizonte (11/03) e Porto Alegre (17/03) são as cidades contempladas.

Diversidade

Índios Charruas e Minuanos, vagabundos do campo, changadores e gaudérios são os antecessores do povo do pampa gaúcho. Com a colonização dos Açorianos, em 1752, a cultura de fora se rende a cultura local, já diversificada com tantas influências. Logo todos fariam parte de um único povo, o gaúcho, cuja maneira de falar chegou de forma impressionante até nossos dias, contagiando também a música, os payadores e a poesia produzida no Rio Grande do Sul.

Na capital, onde a população está ligada tanto ao Brasil quanto aos Estados Livres do Prata – ficção criada para celebrar socialmente a união entre Uruguai, Argentina e sul do Brasil – ouve-se Tom Jobim, Pixinguinha, João Gilberto, Nação Zumbi, Tom Zé e Tropicália, mas também Mercedes Sosa, Astor Piazzolla, Fito Paez, Jorge Drexler, Santórsola e Jorge Velázquez. Na literatura Fernando Pessoa e Jorge Amado dividem as prateleiras das livrarias com Alfonsina Storn e Julio Cortazar. Para o gaúcho os caminhos mais lógicos não são Rio de Janeiro e São Paulo, mas Buenos Aires e Montevidéu, seja pela proximidade geográfica, seja pela identidade cultural.

O Instrumental RS vem para mostrar essa peculiar característica do sul do Brasil, numa viagem de sons, história, cultura, colonização e urbanidade, em sonoridades complexas e que traduzem a ausência de fronteiras culturais que forma o nosso caldo cultural.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img