18 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Floripa Sustentável apoia a 42ª etapa do projeto “Limpeza dos Mares”, que acontece neste sábado

spot_img

Floripa Sustentável apoia a 42ª etapa do projeto “Limpeza dos Mares”, que acontece neste sábado

spot_imgspot_img


Em comemoração ao Dia Mundial do Oceano, o projeto “Limpeza dos Mares” realiza neste sábado (8), a 42ª etapa em dois locais simultaneamente: Praia de Canajurê, na região onde se unem as praias de Canasvieiras e Jurerê, e a Ilha do Francês. A ação acontecerá das 9h às 12h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://www.limpezadosmares.com/

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação dos oceanos e da vida marinha, o projeto “Limpeza dos Mares” já recolheu em sua história mais de 169,1 toneladas de resíduos gerados pelo homem e retirados do fundo do mar e encostas. São resíduos de todos os tipos: hastes de cotonetes e pirulitos, copos plásticos, tampas e garrafas, sacolas e sacos, roupas íntimas, canudos, sapatos, vários tipos de embalagens de isopor, peças de motor, papelão e vidros, entre outros.

O Movimento  Floripa Sustentável apoiará o evento juntamente com seu coordenador de Turismo e presidente da  Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Leandro ‘Mané’ Ferrari. “O Movimento FS entende que a conscientização e a mudança de comportamento são essenciais para garantir a saúde e a sustentabilidade dos oceanos. Sempre estamos junto às comunidades e escolas, reforçando a importância da preservação das nossas águas”, afirma.

Além de conscientizar empresas e escolas, Mané Ferrari também ressalta a importância que esse projeto adquiriu ao ser apresentado como case de sucesso em outros países. “A quantidade de resíduos que já foram encontrados no litoral só revela o impacto negativo das ações humanas e através do ‘Limpeza dos Mares’ nós conseguimos mostrar, por exemplo, o lixo que está no fundo do mar e que ninguém vê. Nós informamos os resultados alcançados e essa é uma das formas mais eficazes de incentivar outras pessoas em qualquer lugar do mundo”, finaliza.

A 41ª etapa do “Limpeza dos Mares” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e também com o apoio institucional da Capitânia dos Portos de SC – Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiros Militar de SC, Programa Bandeira Azul, Soamar Florianópolis, Floripa Sustentável, Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha e da Escola Municipal Osvaldo Machado.

ACATMAR é um dos vencedores do 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Depois de 11 temporadas e 169,1 toneladas de resíduos retirados de rios, praias, encostas e do fundo do mar, o projeto “Limpeza dos Mares” deu à Acatmar o 30º Prêmio Expressão de Ecologia, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial neste setor. A entidade está ao lado de 29 instituições públicas e privadas que receberão o troféu Onda Verde neste ano, em solenidade em 31 de agosto, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, o prêmio dá ainda mais força à iniciativa. “Estamos gratos e com ainda mais vontade de continuar. O ‘Limpeza dos Mares’ também tem um forte propósito de conscientização ambiental, transformando as comunidades onde é realizado com educação em escolas, empresas e colônias de pescadores, por exemplo”, explica. Outro resultado é o incentivo à reciclagem, transformando o lixo recolhido em utensílios para cozinha.


O Prêmio Expressão de Ecologia existe desde 1993 e é realizado anualmente pela Editora Expressão. Neste ano, recebeu a inscrição de 121 organizações.

SERVIÇO


O QUE? Limpeza dos Mares

QUANDO? 8 de junho de 2024, entre 9h e 12h

ONDE? Praia de Jurerê, em frente à Marina Blue Fox, ao lado do Trapiche do Iate Clube Veleiros da Ilha

INSCRIÇÕES: limpezadosmares.com

Foto: Divulgação Acatmar

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img