19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Espetáculos gratuitos até sexta-feira no Largo da Alfândega

spot_img

Espetáculos gratuitos até sexta-feira no Largo da Alfândega

spot_imgspot_img

PROJETO DONA BILICA E CONVIDADOS 2010

A Cia Pé de Vento Teatro de Florianópolis, conhecida por criar e realizar espetáculos e projetos em prol do acesso gratuito e do Riso do público catarinense, comemora pelo 4º. Ano consecutivo a realização do proejto DONA BILICA E CONVIDADOS , graças ao patrocínio dos Correios.

O projeto é um marco e uma verdadeira celebração a cultura da ilha de Florianópolis de base açoriana.Tendo como anfitriã a mais famosa manezinha da ilha a hilariante personagem Dona Bilica (interpretada pela atriz Vanderléia Will), a platéia ganha literalmente uma aula sobre os costumes e tradições de nossa ilha. Pois as estórias contadas por Dona Bilica, sejam através de causos, lendas ou crendices, são falares presentes no nosso cotidiano, muitas vezes adormecidos e esquecidos pelo corre corre do dia a dia. O projeto pretende valorizar e tornar vivo na memória das pessoas, principalmente dos estudantes que Folclore é um gênero da cultura que se manifesta por costumes, lendas, tradições e festas. As manifestações folclóricas podem ser vistas através da sabedoria popular antiga, pela diversidade de dialetos, pela arte, pela diversidade de religiões e credos, pelos trajes, pelas músicas e aqui através do espetáculo eles entrarão em contato com o universo lúdico da brincadeira, entenderam melhor porque na ilha somos chamados de manezinhos, o porquê de nossos costumes, e nossas manifestações.

Muitos desses alunos não tem acesso as brincadeiras de antigamente, vivem em apartamentos, e muito influenciados pela televisão e jogos de vídeo game.

Dona Bilica não esta sozinha para abrilhantar seu Show ela conta com seus fiéis convidados , que juntos fazem em uma hora de apresentação um retrato vivo e alegre do jeito de ser dos nossos moradores:

• Grupo de Boi de Mamão de Jurere,

• Oleira Tânia Regina,

• Rendeira D.Nene

Com este projeto a Cia Pé de Vento Teatro, concretiza e potencializa duas de suas metas principais, que é a formação de platéia e democratização da arte teatral. Considerada hoje no panorama nacional uma Cia profissional que leva muito a sério a arte de fazer rir. Em sua trajetória de 12 anos de estrada, já ganhou diversos prêmios conquistados em viagens por todo Brasil e Exterior.

No campo das artes cênicas isto é uma vitória: que uma Cia de teatro local consiga por quatro anos consecutivos o patrocínio de uma empresa federal renomada como os Correios e isso por si só já é credibilidade e confiança em um projeto onde se prima às tradições e raízes de um povo.

Também consideramos uma vitória para as escolas públicas e as comunidades de Florianópolis que são beneficiadas gratuitamente com o projeto. Foram atingidas cerca 20.000 pessoas nas três ultimas edições e este ano queremos chegar a 6.000 beneficiados.

Sobre a personagem “Dona Bilica”

Partindo de várias pesquisas de campo no interior da ilha de Florianópolis, iniciadas no ano de 1991, a atriz Vanderléia Will criou a personagem Dona Bilica, dando – lhe vida, através de um intenso trabalho de observação do jeito de ser, pensar e viver dos nativos e antigos moradores de nossa ilha.

No espetáculo, Dona Bilica se apresenta como rendeira, lavadeira, benzedeira, e no desenrolar da cena conta causos e crendices da nossa cultura oral, estórias de bruxas, lobisomens que muito encantam as crianças e atrai olhares. Currículo Atriz Vanderléia Will: Formada no Curso de Licenciatura, habilitação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Há 22 anos fazendo teatro já conquistou vários premios de melhor atriz nos diversos festivais e encontros de teatro que participou.

Sobre os Convidados:

Rendeira: “DONA NENE”

Artesã desde os seis anos de idade,nascida no bairro dos Ingleses, colônia de pescadores da cidade de Florianópolis. É louvável sua luta em preservar esta arte popular, classificada como Artesanato Folclórico e resistindo há três séculos desde a chegada das primeiras famílias açorianas em 1745. Ementa: Ao vivo, mostrará as crianças como se faz a renda de bilro. Oleira: TÂNIA REGINA INÁCIO FERNANDES Freqüentou a tradicional Escola de Oleiros Joaquim Antonio de Medeiros, em São José, no período de 1990 a 1995.Cursou modelagem e escultura em cerâmica no Centro Integrado de Cultura.Freqüentou a oito a. fase “Cerâmica” do Curso de Artes Plásticas da Universidade de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – UDESC. Há 15 anos atuando na área de produção de cerâmica tem ministrado oficinas de Cerâmica de Torno, na Universidade Federal do Estado de Santa Catarina – UFSC, na Fundação Catarinense de Educação Especial, e organizações não-governamentais como o CEDAC – Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária. Em seu ateliê, em São José, ministra oficinas para crianças, adultos e produz peças para comercialização. Ementa: Fará ao vivo peças típicas de barro com intuito de resgate/ preservação das técnicas de produção de Cerâmica de Torno e Figurativos enquanto elementos/traços de nossa cultura;

Boi de Mamão: GRUPO FOLCLÓRICO BOI DE MAMÃO DE JURERE

O grupo teve início em janeiro de 2002, no bairro de Jurerê, em Florianópolis/SC. O Grupo é formado por amigos, moradores de Jurerê e Canasvieiras. Na realidade, tudo começou em 1975, quando também um grupo de amigos, formado pelos avôs, pais e tios dos atuais componentes, se uniram para construir a brincadeira do boi-de-mamão, também conhecida como Boi-de-Pano, que era composta pelos seguintes personagens: B oi, Cavalinho, Urubu, Cabra, Bernunça e Maricota. A brincadeira era levada para as ruas do bairro e se apresentavam nas casas de família e ao final da apresentação, um dos componentes passava o chapéu pedindo um “trocadinho” para ajudar. Hoje, porém, foram acrescentados à brincadeira outros personagens, como os Ursos, o Macaco, o Jaraguá, o Cachorro e o “Seu” Pereira. Ementa: Através de uma intervenção divertida integrantes do Grupo vão interagir com Dona Bilica e as crianças, com musicas e bonecos do Boi.

Serviço

O quê:
• Dona Bilica e Convidados

Quando:
• 20 a 24 de setembro

Onde:
• Largo da Alfândega, Centro de Fpolis

Horários:
• 10 h e 15 h

GRATUITO

Patrocínio: Correios
Realização: Cia Pé de Vento Teatro
Contato com: Fabio ou Vanderléia:
48 3028 3351 ou 9156 8920

www.pedeventoteatro.com
contato@pedeventoteatro.com
48 3028.3351

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img