17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Floripa é a primeira capital a contar com academia integrada para cadeirantes, adultos e crianças

spot_img

Floripa é a primeira capital a contar com academia integrada para cadeirantes, adultos e crianças

spot_imgspot_img

Desde sábado, 18 de junho, Florianópolis passou a ser a única Capital do Brasil a contar com uma academia integrada para adultos, cadeirantes e crianças. A inauguração do Espaço TopMed de Lazer e Saúde, na Beira-Mar Norte, contou com a presença do Prefeito Municipal, Dario Berger, do Secretário Municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, do Presidente da Aflodef, José Roberto Leal, e da direção da TopMed, empresa de promoção à Saúde responsável pela idealização e execução do projeto. Instalado na altura do trapiche, em uma das áreas mais nobres da cidade, o Espaço foi efusivamente elogiado pelas autoridades, que reconheceram a iniciativa como referência em inclusão social para o Brasil, e também aplaudido pelo público, que lotou as academias antes mesmo do desenlace da fita inaugural.

O Espaço TopMed de Lazer e Saúde diferencia-se dos demais por contar com acesso fácil e adaptado, iluminação, segurança e a mais bela vista para a Beira-Mar. Iniciativa sem igual no Brasil, o empreendimento consolida os esforços da TopMed para promover a Saúde, prevenir riscos e doenças através do estímulo à prática cotidiana de atividade física. Nos últimos dois anos, a partir de contratos de comodato com a Prefeitura Municipal, a TopMed já inaugurou 18 academias ao ar livre em Florianópolis, que recebem um público superior a 50 mil pessoas por mês.

Os associados da Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos e o presidente da Aflodef, Zezinho, fizeram questão de estrear os equipamentos ergonomicamente desenvolvidos para cadeirantes. “Antes a gente ficava só observando, vendo os outros se exercitarem. Agora também somos parte dos ativos, e podemos tirar proveito da atividade física que traz tantos benefícios para a Saúde”, comentou o presidente, que aproveitou o discurso para elogiar todas as iniciativas da Prefeitura em prol da acessibilidade dos deficientes.

Para a diretora médica da TopMed, dra. Renata Zobaran, a academia para crianças também representa uma evolução dentro do programa de Academias da Saúde, pois os equipamentos para adultos não são adequados para o público infantil. “Até então, orientávamos os pais para não deixarem crianças pequenas sozinhas nas academias ao ar livre. Agora já podemos oferecer esta opção completamente adaptada aos baixinhos dentro do Espaço TopMed de Lazer e Saúde, para que toda a família conviva em torno do exercício”, avalia.

A solenidade de inauguração contou a presença de educadores físicos, que fizeram a demonstração dos equipamentos ao público, com degustação de alimentos light, aferição da pressão arterial, e aula experimental de Kangoo Jumps. Presente em apenas 18 países, o Kangoo é praticado com o uso de um tênis com molas. Considerado o calçado que mais absorve impacto em todos os tempos, pode ser utilizado, inclusive, em fases de recuperação e reabilitação física. No evento, foi apresentado por sua representante em Santa Catarina, Fernanda Narciso dos Anjos, que se surpreendeu com a receptividade e o interesse dos alunos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img