18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Kiki Gomes homenageia Zeca d´Acampora no Emporium Jazz neste sábado

spot_img

Kiki Gomes homenageia Zeca d´Acampora no Emporium Jazz neste sábado

spot_imgspot_img

O Emporium Jazz deste sábado (02/10) das 12h às 18h

Kiki Gomes ou Maria Isabel Loyola Richter Gomes, neste sábado de Emporium Jazz homenageia o seu grande amigo chef de cuisine, Zeca d’Acampora, fundador de um dos mais sofisticados e destacados bistrôs catarinenses. Zeca infelizmente deixou os seus amigos, admiradores e clientes, em 2008, porém o seu charmoso Bistrô d’Acampora, continua encantando paladares. É administrado pela sua família que mantém o mesmo padrão de qualidade desenvolvido pelo restauranter, e a cozinha, está a cargo de seu discípulo e fiel escudeiro, chef Roberto Bento.

Exímia cozinheira, Kiki foi aluna da famosa escola francesa de culinária Le Cordon Bleu, em 1997. Além de amiga, ela e o premiadíssimo Zeca, por diversas vezes trocaram experiências e conhecimentos na área gastronômica.

Para relembrar os bons momentos do passado e os sabores diferenciados do Bistrô d’Acampora, Kiki e o chef Roberto Bento, o Betinho, selecionaram receitas especiais que eram preparadas pelo Zeca, para compor o menu do evento.

Zeca, se vivo estivesse, em 2010 completaria 58 anos. Por conta disso, seus amigos Kiki e Betinho servirão apenas 58 pratos, das opções selecionadas para o cardápio.

Entrada:

– Siri com Manga

Relembrando o prato do Zeca premiado na Boa Mesa: “Siri na Manga”

Prato principal:

– Pato Confit com Couscous Marroquino

Sobremesa:

– Surpresa do Chef com Frutas

O chef Zeca d’Acampora é o maior nome da gastronomia em Santa Catarina. Sua cozinha foi baseada na escola francesa. Foi eleito o chef do ano e seu bistrô o melhor restaurante de Santa Catarina por dois anos seguidos, 2006 e 2007, pelo prêmio Revista Veja SC, que elege os melhores do estado. Em 2007 o bistrô também foi o melhor na categoria ‘melhor carta de vinhos’. Foi diretor para a região sul do Brasil do ‘Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança’, no qual seu bistrô é o único associado em Santa Catarina. A entidade publica uma coleção de livros de culinária, onde cada volume contém receitas feitas pelos chefs associados. Zeca também era reconhecido como marchand e abriu uma galeria de arte no seu Bistrô. Formado em direito e história, Zeca d’Acampora trabalhava como advogado de uma empresa quando decidiu investir em uma de suas paixões, a gastronomia. Ainda apenas como um apreciador, fez curso de cozinha no Italian Culinary Institute for Foreigners e trabalhou na organização de eventos da área, como o Boa Mesa. Incentivado pelos amigos – que apreciavam suas invenções culinárias – e pela vontade de seguir novos rumos profissionais, começou uma dupla jornada de trabalho, em 1996. Depois de sair da empresa, assumiu o posto de chef de cozinha em seu bistrô. A mulher, Lélia, e as filhas, Maria Eduarda e Ana Carolina, eram responsáveis pelo atendimento. Essa rotina estendeu-se por quatro anos, até que a gastronomia assumiu o papel principal. D’Acampora não abria mão de comprar os ingredientes para suas receitas e, meticuloso, fazia questão de vê-los arrumados sempre da mesma maneira a cada prato que saia de sua cozinha. Com a profissionalização, veio a formação da sua equipe de cozinha, de onde já saíram dois ex-aprendizes que hoje trabalham em casas renomadas, uma na França e outro na Espanha. Fonte: www.dacampora.com.br

Começa a contagem regressiva para o fim da temporada 2010 do Emporium Jazz. O projeto que promove e valoriza a enogastronomia e boa música, encerrará em meados de outubro. Portanto, aproveite para curtir os últimos sábados das agradáveis tardes que animam a Rua Bocaiúva.

Na degustação do sábado, experimentaremos espumantes e vinhos da Vinícola Quinta Don Bonifácio, instalada na Serra Gaúcha, a 800 metros de altitude. Seus exemplares traduzem toda a particularidade e prazer que os rótulos nobres podem proporcionar aos melhores paladares. A vinificação ocorre através de equipamentos de última geração, sendo que os Reserva, passam por período de amadurecimento em barricas de carvalho francês.

– Espumante Quinta Don Bonifácio Brut

Acompanha: Aperitivos, peixes, massas e queijos leves.

– Espumante Quinta Don Bonifácio Brut Rosé

Acompanha: Pratos leves, antepastos e peixes pouco condimentados.

– Espumante Quinta Don Bonifácio Moscatel

Acompanha: Sobremesas e doces em geral.

– Espumante Quinta Don Bonifácio Rosé Demi-sec

Acompanha: aperitivos, pratos leves a base de peixes, frutas, doces e sobremesas.

– Quinta Don Bonifácio Tannat Reserva

Acompanha: carnes em geral, queijos picantes e pratos gordurosos

– Quinta Don Bonifácio Merlot 2007

Acompanha: grelhados, aves assadas e condimentadas, risotos e massas em geral.

Som – Carolina Zingler e Banda

Carolina Zingler – na voz e violão, Bárbara Mucciollo – percussão e Alexandre Vicente, no baixo. Repertório inclui releituras de clássicos em formato acústico. Canções de: Everything but the Girl, Sade, Erikah Badu, George Michael, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Sting, Diana Krall, Celso Fonseca, Otto, Remy Shand, Tim Maia, Sneakin Jaffa, entre outros.


Emporium Bocaiúva
Rua Bocaiúva, 1901- Centro- Florianópolis/SC.
Fone: (48) 3224-1670
Site:www.emporiumbocaiuva.com.br
e-mail: gerencia@emporiumbocaiuva.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img