22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Audrey Burigo é a convidada do Emporium Jazz deste sábado

spot_img

Audrey Burigo é a convidada do Emporium Jazz deste sábado

spot_imgspot_img

O Emporium Jazz deste sábado (04/09) das 12h às 18h

De segunda a sexta-feira o Emporium Bocaiúva é um excelente opção para reunir os amigos no fim de tarde, a casa dispõe de uma completa carta de bebidas e um cardápio que vai dos petiscos até pratos mais elaborados. Um pouco mais tarde começa a música ao vivo, que a cada dia, apresenta uma atração diferente. E aos sábados a festa inicia a partir das 12 horas e se estende até às 18 horas. Durante toda a tarde na esquina mais charmosa da Rua Bocaiúva, o movimento é intenso, durante o Emporium Jazz a programação é diferenciada: gastronomia degustação de vinhos ótimos shows.

Gastronomia

Convidamos para assumir a cozinha gourmet do Emporium Jazz desta semana, Audrey Burigo, uma amiga da casa, que vai preparar pratos da saborosa culinária indiana.

Confira o menu:

Entrada:

– Bangan ka bhurta (Berinjela indiana)

Acompanha pão tipo pita.

Delicioso refogado de beringela e tomate, que leva especiarias indianas, mostarda em grãos, turmeric e um leve toque de coentro.

Prato principal:

– Camarão ao Curry com gengibre, pimenta dedo de moça e leite de coco. Acompanha arroz basmati.

Basmati: variedade de arroz diferenciada, com fragrância e sabor delicado, com grãos bem mais logos do que o habitual e ficam ainda mais compridos quando cozidos.

Os sabores da Índia

A culinária indiana é muito rica e diversificada, é a terceira mais popular do mundo. Há comidas picantes ou não, conforme o gosto. A comida indiana é cremosa e possui uma deliciosa mistura de especiarias, consideradas essenciais no preparo das receitas. Textos datados de três mil anos atrás reconhecem os valores terapêuticos das especiarias, especificando preventivo e curativo de doenças, e catalogando suas propriedades medicinais que suavizam, esfriam ou aquecem o organismo. Dependendo do tipo de tratamento, elas requerem diferentes técnicas de manipulação: tostadas, cruas e inteiras, socadas ou moídas. O emprego correto de especiarias é de muita importância na culinária indiana. As especiarias dão à comida o sabor, o aroma e a tornem de fácil digestão.

A diversidade é uma característica marcante na geografia, cultura e comida indiana. A culinária indiana varia conforme a região, refletindo a demografia variada e diversidade étnica do subcontinente. Em termos gerais, a culinária indiana pode ser dividida em 4 categorias: norte, sul, leste e oeste da Índia.

Para facilitar a digestão e amenizar o calor dos temperos, é comum coalhadas e refrescos à base de essência de rosas. Ou ainda com iogurte natural com polpa de frutas. O chá é a bebida preferida dos indianos e as suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente prepara-se com açúcar e leite, que também está na maior parte das sobremesas e pode ser combinado com frutas secas e especiarias. Os indianos também têm muitas bebidas alcoólicas nativas como vinho de palma, fenny (tipo de licor), bhang e cerveja indiana. Porém, a prática de consumir bebida junto com comidas não é comum na Índia.

Algumas das especiarias mais famosas e utilizadas na culinária indiana são: Açafrão (Keshar); Alho (Lahsun); Anise ou Dill (Suwa); Anis ou Erva doce (Sounf); Assa-fétida (Hing); Cardamomo (Ilaichi); Canela em pau (Dalchini); Cebola-sementes (Kalounji); Coentro (Dhaniya); Cominho (Jira); Cravo da Índia (Loung); Curcumã ou açafrão da terra (Haldi); Currypatta (Meetha neem); Feno-Grego (Methi); Gengibre (Adrak); Gergelim (Til); Hortelã (Pudina); Lótus-sementes (Makhana); Louro-folha (Tej pan); Manga verde seca (Amchoor); Manjericão (Tulsi – um tipo de manjericão); Noz-moscada (Jaifal); Macis (Javitri); Mostarda (Rai e Sarsõ); Orégano-sementes (Ajwain); Papoula (khas khas); Pimenta (Mirch); Pimenta do reino (Kali mirch); Romã-sementes (Anardana); Rosa-água de rosa (Gulab jal); Sal Preto (Sendha namak); Tamarindo (Imli).

Um dos condimentos mais conhecidos da culinária indiana é o caril ou curry, uma mistura de especiarias. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas com o tempo passou a ser usado em inúmeras outras receitas, como o frango ao curry, entre outras.

Vinhos

Escolhemos para a degustação do sábado, dois exemplares italianos. Vamos experimentar os vinhos:

– Vinho Chianti Colli Senesi 750ml

– Vinho Valpolicella Il Veronese Clássico Superiore 750ml

Som de sábado

Felipe Schneider, Thomas Pessoa, Sito Lozzi e Pietro Perini

Apresentam jazz standarts, canções de Beatles, Rolling Stones, Jack Johnson além de versões modernas e inusitadas de Chico Buarque, Frank Sinatra e Edith Piaf.


Emporium Bocaiúva
Rua Bocaiúva, 1901- Centro- Florianópolis/SC.
Fone: (48) 3224-1670
Site: www.emporiumbocaiuva.com.br
e-mail: gerencia@emporiumbocaiuva.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img