17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Escritora Lya Luft no Palco Iguatemi Florianópolis

spot_img

Escritora Lya Luft no Palco Iguatemi Florianópolis

spot_imgspot_img

Escritora participa nesta terça-feira (13/07) de um bate papo e autografa seu livro mais recente

A escritora Lya Luft é a atração do Palco Iguatemi de julho. Ela participa de um bate-papo com o público, dia 13, a partir das 19h, na praça de eventos do Shopping Iguatemi Florianópolis, sobre seu mais recente lançamento – “Múltipla Escolha” (Ed. Record). Depois do bate-papo, Lya autografa a obra na Saraiva Megastore, parceira do evento.

Em “Múltipla Escolha” Lya Luft pondera sobre alguns mitos enganosos da nossa cultura, que, embora criados por nós, dificultam nossa tarefa existencial. “A vida é um cenário com um palco e com muitas portas, e diversas maneiras de encarar esse jogo: como um trajeto, um naufrágio, um poço, uma montanha… Somos, em parte, resultado das nossas próprias decisões”, diz a escritora.

Os homens desde sempre criaram mitos para explicar o que não poderiam entender: o nascimento e morte; nossos impulsos mais sombrios; o desejo de eternidade. No entanto, Lya Luft mostra que muitos desses mitos fundadores se modificaram na nossa sociedade moderna, e faz neste ensaio uma profunda reflexão sobre o que chama de “nossos enganos”, os mitos modernos criados para abafar a angústia e disfarçar a futilidade do nosso dia a dia.

Um exemplo disso é a suposta liberdade que alcançamos. Longe de uma sociedade livre, somos, nessa nossa cultura impositiva tão cheia de obrigações, prisioneiros padecendo do que a autora chama de síndrome do “ter de”. Da busca pela eterna juventude à ética na política, passando pelas transformações da família, Lya Luft mostra o quanto estamos enredados em práticas opressoras e que é importante assumir as rédeas de nossa vida e o caminho da nossa sociedade e cultura.

Lya Luft começou sua carreira literária em 1980, aos 41 anos, com a publicação do romance As parceiras, seguido por A asa esquerda do anjo (1981), Reunião de família (1982), Mulher no palco (1984), O quarto fechado (1984), Exílio (1987), O lado fatal (1988), A sentinela (1994), O rio do meio (1996, Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes), Secreta mirada (1997), O ponto cego (1999), Histórias do tempo (2000), Mar de dentro (2002), Perdas & Ganhos (2003), Pensar é transgredir (2004) e, no mesmo ano, Histórias de Bruxa Boa, sua estréia na literatura infantil, tema que retornaria em 2007 com A volta da Bruxa Boa. Em 2005, publicou o volume de poesias Para não dizer adeus e, em 2006, a reunião de crônicas Em outras palavras.

Em 2008, publicou o livro de contos Silêncio dos Amantes. Em 2009 voltou à literatura infantil, publicando junto com seu filho, o filósofo Eduardo Luft, Criança pensa, seguindo a linha de pensamento que busca estimular na infância e adolescência a observação, análise e discernimento. Formada em letras anglo-germânicas e com mestrados em Literatura Brasileira e Linguística Aplicada, Lya foi professora titular de Linguística de 1970 a 1980. Depois disso, dedicou-se unicamente a tradução e à literatura. Desde os 20 anos atua como tradutora de alemão e inglês, e já verteu para o português obras de autores consagrados, como Virginia Woolf, Günter Grass, Thomas Mann e Doris Lessing, além de ter recebido o prêmio União Latina de melhor tradução técnica e científica em 2001 pela tradução de Lete: Arte e crítica do esquecimento, de Harald Weinrich. Desde 2004, assina a coluna Ponto de Vista, da revista Veja.

O projeto Palco Iguatemi começou em 2008 e atualmente é um dos mais bem sucedidos projetos culturais da capital. O Palco é uma parceria entre o shopping e a Saraiva Megastore e já trouxe a Florianópolis alguns dos maiores lançamentos literários e musicais do País e da capital Catarinense. Por ele, já passaram os cantores Paula Lima, Nei Lisboa, a banda Dazaranha, o navegador Vilfredo Schürmann, os jornalistas Zeca Camargo, Fernando Morais e Moacir Pereira e o cartunista Ziraldo. O evento, que acontece de março a outubro, este ano já recebeu Humberto Gessinger, Cid Moreira e Mário Prata. No segundo semestre de 2010 haverá mais quatro edições.

Serviço:

Palco Iguatemi com Lya Luft

Shopping Iguatemi Florianópolis (praça de eventos do piso térreo) com sessão de autógrafos na Saraiva Megastore

13 de julho de 2010 – terça-feira – 19h

Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img