19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Festival Brasil Sabor 2011 coloca em evidência o melhor da gastronomia regional

spot_img

Festival Brasil Sabor 2011 coloca em evidência o melhor da gastronomia regional

spot_imgspot_img
Restaurantes de Florianópolis participam do maior festival gastronômico do mundo.

O maior festival gastronômico do planeta, realizado pela Abrasel, chega à sexta edição com o objetivo de valorizar a “comida do lugar”. Entre 28 de abril e 29 de maio a autenticidade e as origens étnicas das regiões brasileiras são destacadas por meio da gastronomia

A diversidade gastronômica de cada região do Brasil encanta quem visita esse nosso imenso País. No litoral catarinense, os frutos do mar dão o tom dos restaurantes de comida típica. Mas é só ir um pouco em direção ao norte do Estado, que a culinária nativa muda radicalmente, e o foco fica por conta dos pratos tipicamente alemães. Essa variedade, que atrai turistas de várias partes do mundo é apenas um exemplo de como a gastronomia brasileira é rica. Foi pensando nessa diversidade que a Abrasel criou o Festival Brasil Sabor, que chega, este ano, à sexta edição, e será realizada simultaneamente em aproximadamente 1400 restaurantes de todo o Brasil, entre os dias 28 de abril e 29 de maio. Consagrado como o maior festival gastronômico do planeta, só em 2010, mais de mil restaurantes de 312 cidades participaram do Brasil Sabor.
Durante o evento, os restaurantes participantes oferecerão um prato que valoriza a “comida do lugar” e coloca em evidência a autenticidade, os insumos, as origens étnicas e o jeito próprio de fazer de cada região. A ideia é aguçar a percepção dos consumidores locais e turistas para a oferta de produtos típicos, transformando o potencial natural, cultural e gastronômico em um importante atrativo. “A culinária é uma das grandes riquezas do Brasil e está sendo cada vez mais apreciada por refletir a diversidade cultural do País. A proposta do Brasil Sabor é justamente propiciar aos visitantes e turistas a oportunidade de provar essa variedade de sabores e verificar as riquezas de cada lugar”, explica Fábio Queiroz, presidente da Abrasel SC.
Em Santa Catarina, 59 restaurantes de sete cidades garantiram presença no Festival. E, este ano, três cidades da Serra Catarinense – Lages, São Joaquim e Urubici – estreiam a participação da região serrana no evento. Restaurantes de Florianópolis, São José, Biguaçu e Balneário Camboriú também participarão do Brasil Sabor.
Com o tema À mesa, o Brasil já é Hexa, o evento também prepara os bares e restaurantes para a Copa do Mundo de 2014, pensando na capacitação e qualificação do setor de alimentação fora do lar para receber turistas que virão ao Brasil durante a competição. Mesmo não sendo sede dos jogos da Copa do Mundo, Santa Catarina é forte candidata a receber as seleções participantes e até mesmo a sediar o sorteio dos grupos. Os eventos, previstos para ocorrer em Florianópolis, deverão aumentar ainda mais o fluxo de turistas na Capital.
Além das ações conhecidas e tradicionais, como a Arena Gastronômica, o livro Segredos dos Chefs, o Guia Brasil Sabor e a tradicional cerimônia de lançamento, a Abrasel prepara novidades de dar água na boa. Este ano, os pratos inscritos no Festival terão um desconto de 50% nos dias e horários definidos pelos estabelecimentos. A escolha do dia e do período estará descrito no Guia de restaurantes do Brasil Sabor.
Arena Gastronômica
O espaço montado para os chefs prepararem os pratos inscritos no Festival, ao vivo, perante o público, será realizado, neste ano, no Beiramar Shopping. A Arena Gastronômica funcionará entre os dias 11 e 26 de maio, no vão central do Shopping.
Livro Segredos dos Chefs e Guia Brasil Sabor
Durante o evento, será lançado o livro Segredos dos Chefs, que registra fotos e receitas dos pratos elaborados para o Brasil Sabor. A publicação permanecerá à venda durante todo o Festival em livrarias do Estado e nos estabelecimentos participantes. Além do livro, será lançado o Guia Brasil Sabor, com informações sobre os restaurantes inscritos, além de foto e valor do prato e os dias e horários da promoção 50% de desconto.
Evento de Lançamento
O tradicional evento de lançamento do Festival Brasil Sabor será no dia 26 de abril, a partir das 20h, no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina (ACM), em Florianópolis. A ocasião vai reunir proprietários de bares e restaurantes, chefs de cozinha, associados da Abrasel e convidados para a cerimônia de abertura oficial do evento e degustação de pratos inscritos no Festival.
Neste ano, com a inclusão de cidades da Serra Catarinense no Brasil Sabor, haverá um segundo lançamento do Festival, no dia 28 de abril, em São Joaquim.
Restaurantes participantes desta edição do Festival Brasil Sabor:
A Casa Café, Bar e Restaurante * A Taberna * Antonio’s Restaurante * Ático Restaurante * Atrio Restaurante * Bistrô * Boteco São Bento * Box 32 * Cantina Di Bernardi * Cantina Zabot Restaurante * Canto do Mar Ingleses * Canto do Mar Ponta das Canas * Canto do Sabiá * Casa das Tortas * Casa do Chico Restaurante * Casa do Peixe * Chef Fedoca * Churrascaria Ataliba * Crepes Mania * Didge Steakhouse Pub * Empório Mineiro * Encanta * Espaço Ecco! * Estação 261 * Golden Restaurante * Guacamole Cocina Mexicana * Lucila Bistrô * Macarronada Italiana * Maria Farinha * Maurílio II Lagoa da Conceição * Maurílio II Joaquina * Miyoshi Cozinha Oriental * Neide in Brazil * Nigiri Sushi Bar * O Barba Negra * Oliveira * Ostradamus * Pádua Alimentos * Paixão de Verão * Panzerotti Pizzaria * Papparella Pizzaria * Pappatore Forneria * Pequeno Bosque * Pier 54 * Pitangueiras * Pizza Bis * Pizza na Pedra * Pizza na Pedra da Lagoa * Ponta das Caranhas * Porto Ingleses * Rancho de Canoa * Santa Hora * Sapore Speciale Restaurante * Sushi Yama * Terra do Gelo * Toca de Jurerê * Villa do Porto * Yaah Temakeria * Z Perry
Para conhecer os pratos do Festival, basta acessar o site www.brasilsabor.com.br/festival e consultar a lista de participantes no Estado selecionado. No site há o endereço do restaurante, a descrição do prato do festival, a receita e o valor cobrado por cada prato.
Festival Brasil Sabor
De 28 de abril a 29 de maio
Em todo o território nacional
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img