16.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

I Fórum Instituto Ronald McDonald acontece em Florianópolis

spot_img

I Fórum Instituto Ronald McDonald acontece em Florianópolis

spot_imgspot_img

Encontro visa troca de experiências, debates e capacitação de dirigentes

Nos dias 14 e 15 de outubro, será realizado em Florianópolis, no Hotel Mercure Florianópolis Convention, no bairro Itacorubi, o I Fórum Instituto Ronald. Na ocasião, estarão presentes representantes das instituições parceiras da organização em todo o país e serão divulgados os resultados da arrecadação do McDia Feliz 2010, maior campanha do país em prol do combate ao câncer, coordenado nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald.

O Fórum Instituto Ronald McDonald será realizado na mesma semana em que o I Fórum Nacional de Dirigentes da Coniacc, evento patrocinado pelo Programa Atenção Integral, do Instituto Ronald McDonald. O encontro, organizado pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança com Câncer (Coniacc) tem como objetivos capacitar os dirigentes das instituições, proporcionar debates de temas de interesse comum, estimular a troca de informações entre dirigentes, buscar o consenso para o estabelecimento de políticas públicas para a causa da criança e adolescente com câncer e dar continuidade ao processo de interação entre as instituições que atuam na mesma causa.

Segundo dados do INCA, o combate ao câncer infantojuvenil evolui muito nos últimos anos. Se as chances de cura giravam em torno de 15% há alguns anos, hoje esta realidade está se transformando: os índices de cura podem chegar a 85%, desde que a doença seja diagnosticada precocemente e tratada adequadamente. Ainda assim, o câncer continua sendo a principal causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos e, a cada ano, surge no país cerca de 10 mil novos casos de câncer infantojuvenil.

Pensando nisso, o Instituto Ronald McDonald acredita na importância de continuar os esforços para ampliar e fortalecer a rede de tratamento e apoio. Para propiciar maiores chances de cura e qualidade de vida para crianças e adolescentes de todo o Brasil, a organização desenvolve e coordena três grandes programas: Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald que viabilizam a execução de projetos de capacitação de profissionais, reformas e construção de unidades hospitalares, casas de apoio, transporte para pacientes, ações de apoio psicossocial e hospedagem de crianças, adolescentes e seus acompanhantes durante o tratamento do câncer fora de suas cidades, além de alimentação, transporte e suporte psicossocial.

Para viabilizar esses projetos, o Instituto Ronald McDonald conta com diversas fontes de recursos, como o McDia Feliz, maior campanha de arrecadação e mobilização da sociedade em prol do combate ao câncer infantojuvenil no Brasil, quando toda a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac vendidos no último sábado do mês de agosto é revertida para instituições de todo o país.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas

O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia iniciativas em benefício de crianças e adolescentes com câncer com o objetivo de aumentar o índice de cura da doença no país. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que promovem diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os pequenos pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação dos trocos dos clientes McDonald’s. Em 2009, o Instituto comemorou dez anos de atuação e desde a sua criação, já foram arrecadados mais de R$ 130 milhões destinados a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, suporte a capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

SEGUE AGENDA DO EVENTO:

O evento começa bem cedo no dia 14/10, às 8h30. O anúncio dos resultados do McDia Feliz 2010 será feito pelo Chico durante a abertura, a partir das 8h30.

Depois disso, palestra do Chico sobre o sistema RMHC e o papel do Instituto Ronald McDonald. Haverá ainda um espaço com dois computadores que poderão ser utilizados.

Haverá um almoço para a imprensa, no restaurante do hotel, com o Chico Neves (IRM), Rilder Campos (Coniacc), Dr. Teresa Costa (INCA), representante da Sobope e representante da AVOS.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img