24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Semana Municipal do Livro Infantil agita Florianópolis até 18 de abril

spot_img

Semana Municipal do Livro Infantil agita Florianópolis até 18 de abril

spot_imgspot_img
O evento entra em sua segunda edição com atividades literárias e artístico-culturais

De 12 a 18 de abril a Secretaria de Educação da Capital realizará a Semana Municipal do Livro Infantil. O evento terá lançamentos de livros, varal literário, diversas oficinas, espetáculos musicais e de contação de histórias, além de teatro. O SESC de Santa Catarina é o correalizador do projeto. São parceiros da iniciativa a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, Universidade Federal de Santa Catarina, Biblioteca Municipal Barreiros Filho e unidades educativas.

A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada na semana que abrange o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato.

As escolas básicas e desdobradas da rede municipal de ensino estarão recebendo espetáculos promovidos pelo SESC durante toda a semana. Um exemplo é o “Baú de histórias infantis”, formado por pequenos contos, histórias e poemas intercalados com músicas. Outra atração será “Confabulando estórias do meu planetinha”, que contempla contos com reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente e o futuro dos seres vivos. No SESC Prainha haverá várias apresentações artístico-culturais pela manhã e à tarde, com entrada gratuita para as unidades educativas.

A Praça XV de Novembro será palco de um varal literário com poemas e crônicas, que ocorre dia 16 de abril, das 9h às 13h. Os Textos serão produzidos por crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas do município. Haverá também um varal literário na região do continente, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, com produções das crianças que participarem das atividades no local durante a Semana.

A Biblioteca sediará também exposição de livros e fotos, contação de histórias, cinemateca, confecção de livros e teatro de fantoches.

Frankolino

Mesclando teatro de animação, contação de história e música, o espetáculo Causos do Frankolino entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana.

O espetáculo, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, será apresentado gratuitamente no Terminal de Integração do Centro, às 15h, nos dias 12,13,14 e 18 de abril, assim como, na Praça XV de Novembro às 10h, no dia 16. A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A narrativa é conduzida pelo boneco Frankolino, manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, e conta com apoio da atriz e musicista Carina Scheibe, do grupo de teatro Jabuti de Florianópolis.

Barca dos Livros

Na Lagoa da Conceição no dia 13,a Biblioteca Barca dos livros receberá estudantes para sessões de leitura e narração de histórias, assim como, grupos de conversação em inglês, francês, espanhol, italiano, e alemão. No local ocorrerá ainda oficina de soldadinho de papel no dia 16.

Calçada da Criança

Ao lado Catedral Metropolitana, a Rua Padre Miguelinho será transformada na Calçada da Criança, no dia 14 de abril, das 14h às 16h. Neste espaço lúdico haverá oficina de montagem de personagens em argila, a partir da obra Brincadeiras Infantis na Ilha de Santa Catarina, da escritora Telma Piacentini

Seminário

A Universidade Federal de Santa Catarina vai sediar no dia 15 de abril o 4º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil : “A leitura literária e a formação de leitores e mediadores de leitura”. No evento a Professora da Universidade Federal do Paraná, Glória Kirinus, fará a palestra “Quando os poetas pensam a Educação”. O Seminário contemplará também a apresentação do Projeto Clube da Leitura: a gente catarinense em foco, da Secretaria de Educação de Florianópolis.

Lançamento de livros

Na Câmara Municipal de Vereadores serão lançados dois livros. “É Tempo de Pão por Deus”, de Eliane Debus, marcado para o dia 14 de abril. Com tradução de Tabajara Ruas e ilustração de Jandira Lorenz, no dia 18 de abril, será relançado “O Perseverante Soldadinho de Chumbo”, de Hans Christian Andersen.

Oficinas de radionovelas e HQs


O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), ligado à Diretoria de Educação Continuada da Secretaria de Educação da Capital, vai promover oficinas abordando histórias em quadrinhos, radionovelas e brinquedos óticos. Os cursos são abertos para educadores da rede particular ou pública da Grande Florianópolis.

A oficina sobre Histórias em Quadrinhos está prevista para o dia 13 de abril, enquanto a de Radionovela com Base na Literatura Infantil ocorrerá no dia 14. No dia 15 será a vez da oficina sobre Brinquedos Óticos. As oficinas terão como local o Centro de Educação Continuada da SME, situado à Rua Ferreira Lima, 82.

SESC

No SESC haverá ainda a oficina “Mãos à obra: princípios fundamentais da manipulação de bonecos”, que ocorre nos dias 14 e 15 de abril, às 8h e às 14h. Outra oficina é “Brincando com Histórias”, no dia 18 de abril, também nos mesmos horários.

Confira a Programação Completa

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img