19.6 C
fpolis
sábado, novembro 27, 2021
cinesytem

Seminário de Cultura de Santa Catarina acontece em Florianópolis

spot_img

Seminário de Cultura de Santa Catarina acontece em Florianópolis

spot_img

Possibilitar e promover a integração da sociedade civil nos processos de políticas públicas para a área da cultura. Esse é um dos objetivos principais do Seminário de Cultura de Santa Catarina – Orientações e Diretrizes Para o Desenvolvimento Cultural do Estado, evento que acontece no dia 19 de junho (sábado), a partir das 13h00, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com Chris Ramirez, que preside o Fórum Cultural da Capital, a ideia é que a partir deste evento e de seus desdobramentos seja efetivado um elo entre as pessoas envolvidas com a classe cultural, dando início a definições e estratégias necessárias para o desenvolvimento cultural do estado. “A luta é pela secretaria de cultura e para que tenhamos uma visão mais profissional da cultura, contando com toda cadeia dos trabalhadores da cultura, desde o eletricista ao artista propriamente dito”, explica.

A reunião de representantes de variados segmentos da sociedade para discutir a cultura em Santa Catarina, significa, para a diretoria do Fórum, a legitimação de um consenso entre Estado e Sociedade, e configura um compromisso público das partes em relação ao desenvolvimento cultural catarinense.

É nesse sentido, portanto, que a presença maciça de representantes da sociedade se faz necessária, como forma de legitimar esse processo e garantir o acesso efetivo da população às políticas públicas e tomadas de decisões. “O seminário não será um evento único. Ele é começo de um novo pensamento e de uma nova proposta. O processo de cultura é riquíssimo em variáveis e os produtores e gestores culturais devem assumir e possibilitar essa troca. Estamos criando conceitos que colheremos lá na frente”, conclui Chris.

O Seminário é uma promoção do Fórum Cultural da Capital, em parceria com o Governo Federal (através do Ministério da Cultura), Cinemateca Catarinense, Pontão Ganesha, UFSC (Secretaria de Cultura e Arte e Centro de Ciências Jurídicas), UDESC/PROEX/Coordenação de Cultura, CEART – Centro de Artes, Núcleo de Comunicação e Artes, Frente Parlamentar Catarinense de Defesa a Cultura e Fundação Catarinense de Cultura.
As vagas para o Seminário são limitadas e a inscrição (gratuita) pode ser efetivada por e-mail (forumculturaldeflorianopolis@gmail.com). Basta informar o nome, instituição, município e e-mail e telefone para contato.

Programação

13h00 – Apresentação artística
13h30 – Abertura – apresentação dos profissionais envolvidos e dos apoiadores ao projeto e de como será o andamento do Seminário.
Na sequência, quatro blocos de palestras
Tema 1
O que é um Fórum e quais são suas atribuições no contexto político e social – Chris Ramírez – presidente do Fórum Cultural de Florianópolis (30 min)
14h às 15h30min
Tema 2 – Plano Nacional de Cultura – o que é e o que muda no país com esta proposta de estado. Palestrante: Sr. Fred Maia – MinC
15h30 às 16h30
2.1 -Sistema Nacional de Cultura – modelo de estrutura e gestão. Palestrante: Sr. José Roberto Peixe – MinC
Intervalo: 30 min – serão apresentados dois filmes – curta metragem da produção local
17h00 às 18h20
Tema 3 – O novo marco legal da cultura nacional e Os territórios com identidade cultural – Palestrante: Sr. Paulo Brum – MinC
18h20min às 19h
Tema 4: Direito autoral – Como anda a lei de direito autoral e quais os pontos mais conflitantes nesta reformulação.Palestrante: Prof. Marcos Wachowicz – CCJ UFSC
19h00 às 19h15 – Entrega de Certificados & Encerramento
Apresentação artística:maracatu e roda de capoeira em frente ao local.

spot_img
spot_img