20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Floripa Shopping participa do RECRIAR – Ciclo de Debates sobre Resíduos Sólidos

spot_img

Floripa Shopping participa do RECRIAR – Ciclo de Debates sobre Resíduos Sólidos

spot_imgspot_img

Evento visa apresentar os temas e normas que envolvem a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos com o objetivo de conscientizar a população. Floripa Shopping participa levando sua experiência no ramo de shoppings centers.

Em meio às mudanças que estão ocorrendo em todo o Brasil, devido à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Florianópolis se prepara para receber o primeiro grande workshop sobre o assunto. O Projeto Centro de Educação e Cidadania Ambiental (CECA), com o apoio do Floripa Shopping, realiza nos dias 26 e 27 de maio o evento RECRIAR – Ciclo de Debates sobre Resíduos Sólidos que trará cerca de 14 palestras tratando desse assunto que está em evidência no momento.

O objetivo do evento, que será realizado na sede da OAB, em Florianópolis, é debater os temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que dispõe sobre a gestão e gerenciamento desses resíduos observando a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. As palestras serão ministradas por representantes das principais entidades do setor, além de especialistas no assunto, como Moacir Moreira de Assunção, gerente de Projetos da Diretoria de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; Murilo Flores, Presidente da FATMA; e Flávia Vieira Guimarães Ourofino, gerente do Departamento Técnico da COMCAP, entre outros. Junto com esses grandes nomes, o Floripa Shopping, pioneiro em responsabilidade socioambiental e primeiro shopping do Sul do Brasil a conquistar a certificação ISO 14001, também participará do evento, com uma palestra no dia 27, às 14h. A chefe ambiental do empreendimento, Joseane Ferrarezi irá abordar o assunto Gestão de Resíduos Sólidos em shoppings centers.

“A participação das empresas e da sociedade é fundamental para a implantação efetiva desse novo projeto, e por isso o Floripa Shopping apoia esse evento tão importante. A questão do lixo é de responsabilidade de todos”, afirma a gerente de marketing do shopping, Monica Freitas. Para participar do evento é necessário realizar a inscrição pelo site do CECA (www.projetoceca.com.br) ou no local do evento, e pagar uma taxa no valor de R$ 70. As palestras serão realizadas no auditório da OAB, que fica na rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4680.

Saiba mais sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Sancionada em agosto de 2010, pelo Governo Federal, a Política Nacional de Resíduos Sólidos traz normas referentes à gestão integrada e ao gerenciamento desse tipo de resíduo. A lei se refere a todo tipo de resíduo: doméstico, industrial, construção civil, eletroeletrônico, da área de saúde, etc, e faz a distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento).

A política também reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos. O projeto de lei, que tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional até que fosse aprovada, responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo. Portanto, mais que uma lei, a nova política pode ser considerada um exemplo de boas práticas a ser adotado por empresas de qualquer segmento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img