23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

 Floripa Shopping recebe exposição comemorativa aos 25 anos da ONG SOS Mata Atlântica

spot_img

 Floripa Shopping recebe exposição comemorativa aos 25 anos da ONG SOS Mata Atlântica

spot_imgspot_img

A mostra itinerante Sua Mata, Sua Casa estará em Florianópolis entre os dias 5 e 30 de novembro para promover questões de sustentabilidade e meio ambiente

A ONG SOS Mata Atlântica, que desenvolve atividades de preservação da diversidade biológica e cultural da Mata Atlântica e carrega o mesmo nome da causa que defende, completa 25 anos de existência em 2011. Para comemorar as conquistas alcançadas nesse período, a maior entidade ambientalista do Brasil, com 250 mil filiados, promove a exposição itinerante Sua Mata, Sua Casa, que deve percorrer, até janeiro do próximo ano, 12 capitais brasileiras. Durante os dias 5 e 30 de novembro, o Floripa Shopping – único da região Sul do Brasil com a certificação ISO 14001 – receberá a mostra. O evento tem entrada gratuita e conta com o apoio das lojas Jin Jin Wok, Suco Bagaço e SoloPizza, do Floripa Shopping.

Distribuída em 105m², a exposição é inspirada no conceito de que a Mata Atlântica é a nossa casa, reforçando a ideia de que as pessoas vivem em meio à Mata mesmo nas áreas urbanas. A preocupação com a sustentabilidade está em todos os espaços: a estrutura da mostra simula uma casa, produzida com resíduos plásticos, sendo que os muros externos apresentam grafites que retratam temas ambientais. Na cozinha, há frutas nativas do bioma, no quintal, uma árvore de garrafas pet. Ao longo do corredor da casa, 25 painéis com informações, vídeos, quiz e brinquedos interativos ficam expostos. Além disso, outras atividades como palestras, shows, mobilizações, ações com voluntários, bike reportagens e visitas monitoradas com as escolas complementam a programação.

A ideia é levar para os visitantes de forma interativa, lúdica e tecnológica uma série de atividades para divulgar a Fundação e suas ações de sustentabilidade. Romilda Roncatti, coordenadora da exposição, fala sobre a trajetória da mostra pelo Brasil: “Em cada cidade que a exposição passou levamos informações sobre o Bioma Mata Atlântica, a situação do desmatamento em cada cidade e como podemos agir como cidadãos para vivermos em um ambiente melhor. Também aprendemos muito com os visitantes, e equipe local, monitores e bike repórter. Muitas são as diferenças culturais e regionais, mas uma coisa é certa: todos querem viver em um meio ambiente melhor e a preservação de nossas florestas é fundamental para a vida”, defende Roncatti.

A gerente de marketing do Floripa Shopping, Monica Freitas, lembra que 2011 foi decretado pela ONU o Ano Internacional das Florestas, mais um motivo para apoiar a exposição.“O Floripa é um shopping que está sempre comprometido com questões socioambientais. Temos um sistema de gestão ambiental, o Preserva Floripa, que busca o desenvolvimento de ações que equilibrem as atividades do empreendimento com o meio ambiente. Também fomos o primeiro a oferecer um coletor de pilhas e baterias e hoje disponibilizamos um ponto de coleta de resíduos eletrônicos”, afirma.

Santa Catarina foi o terceiro Estado que mais desmatou a Mata Atlântica nos últimos dois anos. Neste período, apenas neste Estado, foram devastados mais de 3,5 mil hectares do Bioma. “Restam hoje no Brasil menos de 8% de da Mata Atlântica original em bom estado de conservação. A sociedade precisa compreender a importância da proteção das nossas florestas e de seus serviços ambientais e que, se o desmatamento continuar, todos serão prejudicados”, afirma Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica.

Florianópolis é a décima das 12 capitais que receberão o projeto, que já passou por Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e Curitiba (PR). Até janeiro de 2012, a exposição interativa percorrerá outras duas capitais: Porto Alegre e Recife. No final do projeto, será elaborado um dossiê com as demandas e manifestações das 12 cidades, que será entregue em Brasília e na Rio+20, em maio de 2012.

Pela cidade

Durante toda a exposição “Sua Mata, Sua Casa”, o bike repórter Fabiano Faga Pacheco, ciclo-ativista local, percorrerá vários pontos da cidade com o objetivo de coletar dados sobre a região, divulgar a iniciativa e saber o que as pessoas esperam para o futuro do meio ambiente local. As atividades do ciclista começam na quarta-feira (9/11), com a coleta para análise de qualidade da água da Lagoa do Peri. No dia seguinte, Fabiano Pacheco seguirá para o Terminal de Integração Central (TICEN), onde fará entrevistas e trocará informações com a população sobre mobilidade urbana. No dia 13, realizará a coleta de água do Rio Pau de Barro, no Saco Grande, também para análise de sua qualidade. No dia 17, o ciclista estará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para entrevistar os estudantes sobre sustentabilidade e atitudes verdes.

ONG SOS Mata Atlântica

Organização não governamental criada em 1986, considerada a maior entidade ambientalista do País, com 250 mil filiados. Promove a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica, a educação e o conhecimento mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental. A ONG possui dois mil voluntários, 200 mil pessoas por ano envolvidas em eventos de sensibilização e 480 grupos de monitoramento da qualidade da água, em 12 bacias hidrográficas.

A Mata Atlântica

Distribuída por 17 Estados brasileiros, atinge 3.222 municípios e abrange cinco das sete grandes bacias hidrográficas nacionais. É formada por diferentes fisionomias florestais e ecossistemas associados, como restinga, manguezal e campos de altitude. A Mata Atlântica protege as nascentes e os rios que abastecem as principais metrópoles e cidades brasileiras.

SERVIÇO

O quê: Sua Mata, Sua Casa – Exposição interativa em comemoração aos 25 anos da SOS Mata Atlântica

Onde: Estacionamento G2 do Floripa Shopping

Quando: Entre os dias 5 e 30 de novembro

Horário: Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h00 às 21h00.
Mais informações: (48) 3331-7008, www.floripashopping.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img