16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Terceiro Setor ganha “Balcão da Cidadania” no Shopping Iguatemi

spot_img

Terceiro Setor ganha “Balcão da Cidadania” no Shopping Iguatemi

spot_imgspot_img

Projeto iniciou na segunda-feira (dia 14) com a Apae de Florianópolis

Organizações Não Governamentais com atuação em Florianópolis e região vão ganhar um espaço exclusivo no Shopping Iguatemi Florianópolis para que possam apresentar gratuitamente seus trabalhos, comercializar produtos artesanais e até oferecer serviços. Projeto de Responsabilidade Social do Iguatemi, o Balcão da Cidadania pretende apoiar iniciativas que fazem a diferença na cidade, como é o caso da APAE, primeira parceira do projeto. A entidade assume o Balcão a partir de segunda-feira, pelos próximos 15 dias, com distribuição de material institucional, comercialização de artesanato feito pelos seus alunos e indicação de como fazer doações. “É uma alegria poder tomar parte de uma iniciativa tão envolvente, que irá dar maior visibilidade não só à Apae, mas a todas entidades que irão participar e vêm realizando trabalhos sociais que precisam do apoio da comunidade”, diz André Francisco Stramari, diretor-geral.

Para cadastrar as ONGs interessadas em participar do projeto, o shopping Iguatemi conta com o apoio do SESC, que disponibiliza uma pessoa para coletar os dados das instituições e organizar o calendário da ação. Cada organização terá 15 dias para ocupar o espaço. As entidades devem se responsabilizar pelo treinamento de voluntários que atuarão no espaço e farão o atendimento ao público. “O Iguatemi acredita que o Balcão Cidadania será um importante espaço para a promoção do trabalho social. Além de auxiliar as entidades a divulgar suas ações, será um canal para captação de recursos através de doações, comercialização de produtos e captação de voluntários”, diz Aléssio Bergonzi, Gerente Geral.

O Iguatemi Florianópolis tem várias outras iniciativas de caráter social. Há dois anos, o projeto “Estacionou, Doou” doa um dia do valor arrecadado com o estacionamento do shopping para uma entidade não governamental. Desde a inauguração, em abril de 2007, a Árvore dos Sonhos presenteia crianças de entidades ligadas à Pastoral da Criança no período de Natal. Em 2011, 3,5 mil crianças foram atendidas. Recentemente, uma parceria com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) levou o shopping a criar um posto de coleta de lixo eletrônico.

O estande do Balcão da Cidadania vai funcionar de segunda a sábado das 15h às 21h e domingos e feriados das 14h às 20h. Interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o SESC pelo telefone (48) 3357.3117 para fazer o cadastro.

APAE de Florianópolis – 47 anos de trabalho em prol dos deficientes

A APAE de Florianópolis, que este ano completa 47 anos de atividades, atende 405 alunos, entre 3 e 4 meses a 80 anos de idade, proporcionando atendimento integral e gratuito através de uma equipe multidisciplinar composta de psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeira, dentista, nutricionista, fonoaudiólogo entre outros profissionais. Cerca de 90% destes alunos são de baixa renda e contam quase que exclusivamente com a atenção da entidade para minimizar os reflexos de sua deficiência, já que a entidade conta com toda a estrutura para desenvolver as habilidades deste público tão especial. Mas ainda há muito o que fazer: 50 crianças e adolescentes aguardam na fila de espera pelo atendimento da entidade, já que seu espaço físico, localizado no bairro Itacorubi, ainda não comporta a necessidade do município.
A maior fonte de renda da APAE de Florianópolis é a Feira da Esperança, realizada anualmente em maio, mas o auxílio de parceiros é essencial para custear todas as despesas da entidade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img