18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

TourFilm Brazil: Culturas e destinos turísticos do mundo em Florianópolis

spot_img

TourFilm Brazil: Culturas e destinos turísticos do mundo em Florianópolis

spot_imgspot_img

Filmes de 50 países concorrem ao Oscar do segmento no TourFilm Brazil

O TourFilm Brazil, etapa da América Latina e Caribe do circuito mundial de festivais membros do Cifft (Comité International des Festivals du Film Touristique, com sede em Viena, Áustria), que premia os melhores filmes de turismo do mundo, será realizado em Florianópolis entre os dias 19 e 21 de maio. Vídeos de 50 países vão encantar o público e desenvolver novos olhares sobre os mais diversos temas que envolvem destinos, natureza, aventura, sabores, aromas, pessoas, tradições, religião, animação e muito mais. Apenas 13 cidades do mundo recebem este festival e Florianópolis é uma delas. O evento será no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no Itacorubi.

O maior do mundo no segmento

Segundo Jorge Antonio Oro, realizador do evento, o Tour Film Brazil, neste ano, é o maior do mundo no segmento, pois terá a participação de 50 países e 300 filmes turísticos. Os vencedores receberão as estatuetas Arara de Ouro, Arara de Prata ou Arara de Bronze. Dentre os ganhadores da Arara de Ouro, um será escolhido pelo júri para receber a Arara vermelha (Araracanga), o Grand Prix do TourFilm Brazil, ficando habilitado a concorrer ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo, no Festival dos Festivais, em Viena.

América do Sul e Caribe; América do Norte; Europa; Ásia; África e Oriente Médio estarão presentes para fazer a integração gratuita entre os mais diversos destinos turísticos do mundo em 16 categorias. Apenas do Brasil, 24 Estados mais o Distrito Federal estão participando.

O Juri

Para decidir quais são os melhores filmes a organização escolheu um júri altamente qualificado no segmento. O presidente será Georges Pessis, da França. Os membros são: Ewa Kotus, Polônia; Francisco Dias, Portugal; Juan Francisco Rivero Dominguez, Espanha; Julio Cesar Debali Infante, Uruguai; Lee W. Gluckman Jr, Estados Unidos; Raul Neves, Portugal; Xosé Manuel Iglesias, Espanha; Zeca Pires, Elizete de Azevedo Kreutz e João Luiz dos Santos Moreira, Brasil.

Opinião de especialista

Um dos membros do Juri, Francisco Dias, de Portugal, é Doutor em Ciências do Turismo; Professor na Escola Superior de Turismo e do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL); Presidente da Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR); Investigador do Grupo de Investigação de Turismo do IPL; Diretor Geral do Festival Internacional de filmes de turismo ART&TUR, de Barcelos e Membro titular do Cifft (Comitê Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo).

O especialista garante que fica lisonjeado por poder partilhar recursos e criar sinergias com Florianópolis. “A cooperação entre o ART&TUR e o TourFilm Brazil (TFB) fará com que os filmes de língua portuguesa sejam cada vez mais valorizados e premiados a nível mundial. Este ano enviamos para o Festival em Florianópolis 65 filmes, não apenas portugueses, mas também de outros países europeus. Destaco a importância dos filmes de turismo no âmbito da criação e desenvolvimento das marcas turísticas, sejam elas territoriais (marcas de destino) ou corporativas (marcas de operadores, transportadoras, redes hoteleiras, etc). No festival está a oportunidade de consolidação de notoriedade internacional. No mundo competitivo atual, as melhores estratégias de promoção de marca adquirem forte visibilidade midiática e prestígio quando são reconhecidas e premiadas em festivais internacionais”.

O mundo nas Universidades

Um dos objetivos do evento é mostrar aos alunos das instituições ligadas ao turismo e faculdades de cinema e turismo como realizar grandes produções, envolvendo os diversos setores acadêmicos. O intuito é preparar o corpo profissional que sairá da academia para mostrar ao mundo os destinos turísticos de cada região. O TourFilm Brazil é uma oportunidade de divulgar destinos e serviços oferecidos pelo trade, além de incentivar a produções de filmes turísticos no mundo e premiar talentos, fomentando e estimulando o setor de turismo e permitindo a troca de experiências entre os profissionais da área. O evento promove boas práticas no setor, em particular a preservação do meio ambiente; promove a responsabilidade social na atividade e cria uma base de vídeos de pontos e atrações turísticas para disponibilizá-la na internet para usuários do mundo todo.

Exibições gratuitas dos vencedores de 2010

Para divulgar o evento a organização realiza, até 13 de maio, na Grande Florianópolis, uma mostra itinerante com 18 filmes que foram premiados na edição de 2010. Informações: (48) 3028-9887 ou contato@tourfilmbrazil.com.

Confira as datas e os locais.

29/04 – Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição – 19h30

02/05 – Faculdade ASSESC, Rodovia SC 401, Km 01, 407 – 19h

04/05 – Bailão do Albino, Rod. SC 403, s/n – Praia dos Ingleses – 19h30

06/05 – Unisul – Rua Padre Roma, Centro de Florianópolis – 16h

09/05 – Colégio Prof. Otília, Rua Tupinambá, 475– Estreito – 14h

11/05 – Faculdade Estácio de Sá, Avenida Leoberto Leal, 431, Barreiros, São José – 19h

13/05 – Silveira de Souza – Padre Roma, Centro de Florianópolis – 19h

Para as exibições gratuitas dos vencedores de 2010 não é preciso credenciamento.

Programação Tourfilm Brazil – Festival Internacional de Filmes de Turismo

19/05/2011 – Quinta-Feira:

19h30 – Solenidade de Abertura

20/05/2011 – Sexta-Feira:

Fórum Internacional do Audiovisual para o Turismo

09h às 10h – Painel 1: “O momento do turismo mundial sob a ótica da mídia especializada” Participantes: Juan francisco Rivero (Espanha), Julio Debali (Uruguai), Ewa Kotus (Polônia).

10h10 às 10h50 – Exibição de filmes.

11h às 12h – Painel 2: “A importância da gestão da marca para um destino turístico: estratégias e objetivos”. Participantes: Francisco dias (Portugal), Elizete kreutz (Brasil), Xose iglesias (Espanha).

14h às 15h – Exibição de filmes.

15h10 às 15h50 – Painel 3: “O impacto da locação de filmes na divulgação de um destino turístico”. Participantes: Lee Gluckman (EUA), Francisco dias (Portugal), João Luiz dos Santos Moreira (Brasil).

16h às 17h – Exibição de filmes.

17h10 às 18h – Painel 4: “Técnica, estratégias e objetivos na produção de filmes turísticos”. Participantes Georges Pessis (França), Zeca Pires (Brasil), Raul Dias (Portugal).

19h30 às 21h – Exibição de filmes.

21/05/2011 – Sábado:

14h às 17h – Exibição de Filmes

19h30 – Solenidade de Premiação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img