fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Forças Armadas adotam projeto pioneiro de inovação em saúde

19.11.2019

Forças Armadas adotam projeto pioneiro de inovação em saúde

19.11.2019
Forças Armadas adotam projeto pioneiro de inovação em saúde
Foto: Divulgação

Com a  intenção de transformar-se em um hospital altamente tecnológico, o Hospital das Forças Armadas firma negócio com a Associação Catarinense de Tecnologia

Com o objetivo de se tornar um hospital estratégico da nação, o Hospital das Forças Armadas (HFA), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa, criou um projeto pioneiro, o INOVA HFA, voltado para adoção imediata de inovação na saúde e segurança. O centro, que trata autoridades de Estado, como ministros e Presidentes, pretende atrair o maior número de projetos para transformar-se em um hospital altamente tecnológico por meio de parcerias estratégicas com atuantes da área tecnologia, como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Com um estrutura idealizada de 150 metros quadrados localizados no Distrito Federal, o Hospital pretende abrigar um Centro de Estudos Estratégicos (CEEEex) para estudar os temas principais e estratégicos de saúde e abrigar startups e scale ups — as apoiando para diminuir as dificuldades e burocracias. O exército irá oferecer espaço para que os produtos dessas empresas sejam testados e validados, se conectando com o que existe de mais moderno na área da saúde. “O HFA resolveu se desafiar e não apenas modernizar sua estrutura, a nossa ideia é de uma transformação. Nenhum hospital vai sobreviver se não incorporar essa estratégia de inovação e transformação digital”, explica o General de Divisão Rui Yutaka Matsuda.

Após uma visita a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o General de Divisão Rui Yutaka Matsuda e o  General Adhemar da Costa Machado Filho ficaram impressionados com a qualidade e potencial tecnológico das empresas catarinenses. Hoje, empresas da FIESC e da Vertical Saúde da ACATE já estão em negociação com o HFA, oferecendo desde sistemas de controle de eletricidade até soluções de gestão. 

Em outubro, Walmoli Gerber Jr., diretor da Vertical Saúde da ACATE, reforçou o posicionamento da vertical, em Brasília, com o Exército, o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério da Ciência e Tecnologia, com instituições de pesquisa e outras autoridades. “Ficou claro que toda a iniciativa veio depois da visita do General Matsuda na ACATE, na qual ele conheceu uma série de empresas da vertical saúde em uma reunião com vários pitchs dos nossos empresários. Isso, para nós, é muito importante, mostra o impacto tecnológico sentido por uma autoridade de Estado, do alto escalão, quando interage com nosso arranjo de inovação. Mostra também que temos sim produtos e serviços com alto grau de inovação”, conta Gerber Jr.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

05.12.2019

Ciasc é a primeira empresa de tecnologia do país a trabalhar com integração de dados para gerar Certificados Digitais

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

03.12.2019

Santa Catarina vence três categorias do Startup Awards 2019

Programa inédito de aceleração de MEIs forma 97 empresários na Capital

03.12.2019

Programa inédito de aceleração de MEIs forma 97 empresários na Capital

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.