16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Forças Armadas adotam projeto pioneiro de inovação em saúde

spot_img

Forças Armadas adotam projeto pioneiro de inovação em saúde

spot_imgspot_img

Com a  intenção de transformar-se em um hospital altamente tecnológico, o Hospital das Forças Armadas firma negócio com a Associação Catarinense de Tecnologia

Com o objetivo de se tornar um hospital estratégico da nação, o Hospital das Forças Armadas (HFA), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa, criou um projeto pioneiro, o INOVA HFA, voltado para adoção imediata de inovação na saúde e segurança. O centro, que trata autoridades de Estado, como ministros e Presidentes, pretende atrair o maior número de projetos para transformar-se em um hospital altamente tecnológico por meio de parcerias estratégicas com atuantes da área tecnologia, como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Com um estrutura idealizada de 150 metros quadrados localizados no Distrito Federal, o Hospital pretende abrigar um Centro de Estudos Estratégicos (CEEEex) para estudar os temas principais e estratégicos de saúde e abrigar startups e scale ups — as apoiando para diminuir as dificuldades e burocracias. O exército irá oferecer espaço para que os produtos dessas empresas sejam testados e validados, se conectando com o que existe de mais moderno na área da saúde. “O HFA resolveu se desafiar e não apenas modernizar sua estrutura, a nossa ideia é de uma transformação. Nenhum hospital vai sobreviver se não incorporar essa estratégia de inovação e transformação digital”, explica o General de Divisão Rui Yutaka Matsuda.

Após uma visita a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o General de Divisão Rui Yutaka Matsuda e o  General Adhemar da Costa Machado Filho ficaram impressionados com a qualidade e potencial tecnológico das empresas catarinenses. Hoje, empresas da FIESC e da Vertical Saúde da ACATE já estão em negociação com o HFA, oferecendo desde sistemas de controle de eletricidade até soluções de gestão. 

Em outubro, Walmoli Gerber Jr., diretor da Vertical Saúde da ACATE, reforçou o posicionamento da vertical, em Brasília, com o Exército, o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério da Ciência e Tecnologia, com instituições de pesquisa e outras autoridades. “Ficou claro que toda a iniciativa veio depois da visita do General Matsuda na ACATE, na qual ele conheceu uma série de empresas da vertical saúde em uma reunião com vários pitchs dos nossos empresários. Isso, para nós, é muito importante, mostra o impacto tecnológico sentido por uma autoridade de Estado, do alto escalão, quando interage com nosso arranjo de inovação. Mostra também que temos sim produtos e serviços com alto grau de inovação”, conta Gerber Jr.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img