24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Formatura coletiva de ONG de Inclusão Digital certifica mais de 400 alunos neste sábado

spot_img

Formatura coletiva de ONG de Inclusão Digital certifica mais de 400 alunos neste sábado

spot_imgspot_img

O Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC) promove, neste sábado, 7, a formatura coletiva com 437 estudantes dos cursos de inclusão digital oferecidos pela ONG à comunidades carentes na região metropolitana de Florianópolis. Foram 35 turmas, com alunos de 7 a 78 anos, e os cursos oferecidos no segundo semestre de 2013 foram: Cursos de Manutenção e Montagem de Computadores (Projeto Fênix), Informática Básica, Oficinas Culturais e Empreendedorismo e Inclusão Digital. O evento começa às 9h, na Fecomércio, e às 11h será realizado o lançamento do novo vídeo institucional do CDI-SC.

Os alunos do curso de Informática Básica, o projeto mais antigo do CDI-SC, aprenderam a utilizar ferramentas básicas de informática e a navegar na internet, além de usar temas de cidadania nas atividades desenvolvidas em sala. Não há limite de idade para o curso. A ONG trabalha em parceria com entidades que recebem crianças no contraturno escolar. Ela também oferece o curso nos 13 telecentros (laboratórios de informática) que estão situados nos bairros Morro das Pedras, Agronômica, Lagoa da Conceição, Coqueiros, Centro, Barreiros, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Carianos, Abraão, Saco dos Limões, Ponte do Imaruim e Tapera.

O Projeto Fênix, patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, trabalha com inclusão digital, além de ensinar os alunos a montar e a consertar computadores. O curso é dividido em três módulos: o Básico, para aprender a identificar componentes e a limpar o computador; o Intermediário, para diagnosticar defeitos; e o Avançado, que inclui uma formação em cidadania e ética. Nos próximos dois anos, o Projeto Fênix deverá capacitar um total de 200 jovens.

Cada Oficina Cultural oferecida pelo CDI-SC, em parceria com a Tractebel, trabalha com um tema na área de tecnologia por dois meses. A turma do telecentro Cevahumos, do bairro Abraão, aprendeu a produzir um vídeo, desde a captação de imagem até a edição. Já o curso de Empreendedorismo e Inclusão Digital é feito em parceria com a Junior Achievement Santa Catarina e o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC). Além de aprenderem sobre informática e cidadania, os alunos têm os dois últimos módulos ministrados com material da Junior Achievement – “As Vantagens de Permanecer na Escola” e “Vamos Falar de Ética”.

O CDI-SC atua em Santa Catarina desde 2001 trabalhando com a inclusão digital e a reciclagem do lixo eletrônico, através do projeto ReciclaTec. Somente no ano de 2013, 1077 pessoas fizeram os cursos do Comitê por todo o estado de Santa Catarina.

Sobre o CDI

A ONG Comitê para Democratização da Informática (CDI) é uma iniciativa brasileira que nasceu na comunidade do Morro Dona Marta, no Botafogo, no Rio de Janeiro, e já mudou a realidade de 1,8 milhão de pessoas em 13 países e um total de 780 espaços de informática e cidadania, os CDI Comunidade. Há 18 anos, o CDI usa a tecnologia como ferramenta para enfrentar a pobreza e estimular o empreendedorismo e a cidadania. Sua missão é transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda através do uso das tecnologias da informação e comunicação.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img