fique por dentro de floripa

- Eventos - Fórum Brasil ODS reuniu mais de 500 pessoas em Florianópolis

02.07.2019

Fórum Brasil ODS reuniu mais de 500 pessoas em Florianópolis

02.07.2019
Fórum Brasil ODS reuniu mais de 500 pessoas em Florianópolis
Foto: Tunai Arozi - Univali (Haroldo Machado Filho, co-presidente da Força Tarefa sobre os ODS no âmbito do Sistema ONU no Brasil e assessor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no país)

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 estiveram em pauta no último fim de semana na Capital

Florianópolis sediou no último fim de semana o Fórum Brasil ODS, evento que trouxe à tona um debate acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. O evento reuniu mais de 500 pessoas no Jurerê Beach Village e também foi marcado pela entrega do Prêmio ODS Santa Catarina 2019.

Na sexta-feira, primeiro dia de evento, o palestrante destaque foi Haroldo Machado Filho, co-presidente da Força Tarefa sobre os ODS no âmbito do Sistema ONU no Brasil e assessor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no país. Ele ressaltou que o desenvolvimento sustentável não está atrelado somente à preservação do meio ambiente, como é interpretado por muitos, mas é uma convergência entre o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Haroldo também chamou a atenção para a importância de que essa agenda seja adotada por todos, nas esferas públicas e privadas. Sobre o Brasil, Haroldo destacou que o país registrou um significativo avanço nos últimos anos. “O Brasil na década de 90 tinha o IDH mais baixo do que os países mais pobres do mundo têm hoje. Em 20 anos, evoluímos consideravelmente e ninguém reconhece isso. Precisamos valorizar esses avanços para pensar no futuro”, afirmou.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Haroldo considera que o país se destaca no que diz respeito à geração de energia. “Estamos à frente de boa parte do mundo quando falamos em geração de energia limpa e o nosso grande desafio é manter esse nível”. Sobre os principais problemas, Haroldo reconhece que o país precisa avançar no que dize respeito à saúde, ao desenvolvimento da indústria, inovação e infraestrutura, à redução das desigualdades e ao fortalecimento das instituições públicas. 

Ainda na sexta-feira, foi realizada a entrega do Prêmio ODS Santa Catarina 2019 e a celebração dos 10 anos do Movimento ODS Santa Catarina. A Coordenadora Geral do Movimento no Estado, Katiane Vieira, lembrou a trajetória da iniciativa no Estado, reconheceu o trabalho dos voluntários e agradeceu os mais de 500 participantes do Fórum. “Tudo o que estamos celebrando aqui hoje é resultado do esforço de uma série de voluntários que se dedicam ao trabalho em prol do desenvolvimento sustentável. A força dessa rede é o que faz com que o nosso movimento se destaque cada vez mais e o que fez com que esse evento se tornasse possível. Muito obrigada a todos”, agradeceu Katiane.

O segundo dia do Fórum foi aberto com a palestra do secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, que falou sobre a relação dos ODS com as estratégias de negócios das empresas. Carlo lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe do Global Compact. Ele lembrou que 86% das empresas mostram interesse em investir sustentavelmente. “Quando temos crise, sempre temos oportunidade”, observou, ao citar grandes empresas do carvão mineral que estão em queda por não estarem alinhadas às formas de desenvolvimento que irão garantir o futuro global.

Em seguida, foi realizado o painel Dimensão Social: O papel das empresas para o desenvolvimento sustentável. Participaram o gerente de sustentabilidade da cervejaria Ambev, Filipe Barolo, a presidente do Instituto Nissan no Brasil, Rosane Santos, e a gerente de Programas do GIFE, Erika Sanches Saez. A mediação foi feita por Clarissa Iser, do Movimento Nacional ODS SC. Eles debateram sobre a importância do investimento social privado como promotor do desenvolvimento social. Erika Sanches lembrou que o perfil desse tipo de investimento no Brasil é em sua maioria executor, ou seja, empresas desenvolvem seus próprios projetos. Complementando, a presidente do Instituo Nissan alertou sobre a importância do reconhecimento da realidade local e do planejamento para que as ações sejam assertivas. “Não adianta queremos abraçar o mundo. Precisamos dialogar e entender a realidade do local para, aí sim, montar uma agenda que realmente faça a diferença em um determinado recorte geográfico”, afirmou a presidente do Instituto Nissan. Foi isso que fez a Ambev ao lançar o projeto da Água Mineral Ama, cujo 100% dos lucros são voltados a um projeto social. “Aplicar investimentos de maneira inteligente é o segredo. Desde que começamos o projeto de Água AMA, 35 mil pessoas do semiárido do país passaram a ter acesso à água potável”, contou o gerente de sustentabilidade da Ambev.

O terceiro painel do Fórum Brasil ODS 2019, Dimensão Econômica: Integração dos ODS na estratégia das empresas, foi mediado por Athos Branco e reuniu o Diretor-Superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, o Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Klabin, Júlio Nogueira, e a Coordenadora da Qualidade e Sistema de Águas e Esgoto de Jurerê Internacional, Fabiana Thiesen. Durante o painel, as lideranças apresentaram como as empresas que representam estão engajadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

A última palestra do Fórum Brasil ODS 2019 foi com o Maurício Louzada, que contou a sua história de superação e aprendizado ao ficar mais de 48 horas perdido em uma caverna.

Prêmio ODS Santa Catarina 2019

Durante o Fórum, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina e a Editora Expressão divulgaram os vencedores do Prêmio ODS Santa Catarina 2019. Foram premiadas as melhores iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas por Signatários do Movimento Nacional ODS no Estado. O Prêmio recebeu 94 inscrições e teve o total de 69 signatários habilitados para participar. 

De acordo com a Gestora do Movimento ODS Santa Catarina, Regina May, o prêmio tinha como objetivo valorizar os projetos executados por pessoas físicas e jurídicas que contribuíram com o desenvolvimento sustentável. “É difícil premiar apenas um, porque todos os finalistas têm projetos que realmente fazem a diferença. Todos aqui são vencedores”, comentou. 

O Prêmio ODS SC 2019 foi divido em 6 categorias. Foram 22 participantes na categoria Empresa; (7) Instituição de Ensino; (7) Organização de  Classe; (17) Organização da Sociedade Civil; (11) Poder Público e (5)  Pessoa Física. 

O evento promoveu o debate e o intercâmbio de conhecimento acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e foi promovido pelo Movimento ODS Santa  Catarina e pela Editora Expressão e tem como parceiro estratégico a  Bússola Social, o patrocínio das empresas Portonave, Klabin, Engie e  do BRDE e o apoio de Fadel Palestrantes, Água Mineral Armazém e Jurerê  Internacional.

Vencedores:

CATEGORIA EMPRESAS                                         

Campos Novos Energia S/A

Projeto: Enercan - Concurso Cultural Sabe o Lixo? Virou Arte! 

CATEGORIA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

IFSC Campus Gaspar

Projeto: Acolhimento e inclusão social a refugiados e imigrantes 

CATEGORIA ORGANIZAÇÃO DE CLASSE

Associação Comercial e Industrial de Florianópolis - ACIF

Projeto: ReÓleo

CATEGORIA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL

Associação Social Good Brasil

Projeto: Laboratório SGB

CATEGORIA PESSOA FÍSICA 

Carina Zagonel

Iniciativa: Armário Coletivo

CATEGORIA PODER PÚBLICO 

Prefeitura Municipal de Itajaí

Projeto: Planejamento Estratégico do Município de Itajaí - PEMI 2040

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Fim das coligações partidárias é tema de debate gratuito na OAB/SC

21.10.2019

Fim das coligações partidárias é tema de debate gratuito na OAB/SC

Empresárias organizam evento beneficente no Iguatemi Florianópolis

21.10.2019

Empresárias organizam evento beneficente no Iguatemi Florianópolis

Última semana da CASACOR /SC terá venda de mobiliário e objetos de design com descontos

21.10.2019

Última semana da CASACOR /SC terá venda de mobiliário e objetos de design com descontos

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.