19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Fórum sobre Mobilidade Urbana reúne os maiores especialistas do mundo na Capital

spot_img

Fórum sobre Mobilidade Urbana reúne os maiores especialistas do mundo na Capital

spot_imgspot_img

Evento começa em Florianópolis dia 26 de abril para debater planejamento, soluções e estratégias de acessibilidade nas cidades

O Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, que será realizado em Florianópolis nos dias 26 e 27 de abril, conta com palestrantes de peso e reconhecidos no cenário nacional e mundial.

O evento trará profissionais especializados do mundo todo como o canadense Guillermo Peñalosa, responsável pela palestra de abertura “Soluções para a Mobilidade Urbana” e criador do evento “Carro livre” aos domingos, programa reconhecido internacionalmente onde mais de 1 milhão de pessoas ocupam as ruas e estradas para caminhar, correr, andar de skate e pedalar.

O alemão Niklas Sieber, estará à frente da segunda sessão, “Transporte Público: Além do BRT – Veículos leves sobre trilhos (VLT) ou metrô?” Além de PhD em Economia de Transporte, Sieber é a professor no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, a mais antiga escola superior técnica da Alemanha.

O painel “Andar de Bicicleta e Andar a Pé: uma nova perspectiva para as sociedades dependentes de carros” terá como coordenadores o holândes Ton Daggers e o inglês Rodney Tolley, autor de pesquisas sobre gestão do tráfego ambiental e uso da bicicleta em planos de transporte.

Daggers trabalha como coordenador do programa Cities For Mobility e está desenvolvendo um sistema de estacionamento de bicicletas operado pela telefonia móvel. O alemão Claus Köhnlein também participa do debate Ele é coordenador do Fórum de Bicicleta Stuttgart e desde 2000 é integrante do projeto de mobilização na América Latina.

O colombiano Klaus Banse, atuante nas áreas de transporte, planejamento e gestão em Bogotá e o brasileiro especialista em mobilidade sustentável Lincoln Paiva, diretor da Green Mobility, serão os mediadores da sessão “O carro nas cidades”.

O planejamento no esporte também também sera debatido no evento com “A Copa do Mundo de 2014 – organização de sucesso e benefícios de longa duração para as cidades”. Patrick Daude, representante do Cities For Mobility, da Alemanha, e a especialista em organizações do terceiro setor pela Fundação Getúlio Vargas e diretora da Giz Propaganda e Marketing em São Paulo, Carla Pereira, são os responsáveis pelo painel.

Santa Catarina também terá um espaço. “A questão da mobilidade urbana nas cidades catarinenses” será coordenado pela professora Giselle Xavier, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pelo advogado Fernando Augusto Ferreira Rossa, presidente da comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da OAB/SC (Ordem dos Advogados do Brasil).

“O evento servirá como uma plataforma de comunicação e informação que reunirá lideranças e gestores públicos do Brasil. Foram convidados mais de 600 associados da rede mundial Cities for Mobility, representantes do setor privado, civil, técnicos e profissionais atuantes da área, além do meio acadêmico em geral”, destaca o presidente do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, Hamilton Lyra Adriano.

Inscrições

As inscrições para o Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana devem ser realizadas pelo portal www.mobilidadenascidades.com.br

O evento será realizado nos dias 26 e 27 de abril, no Teatro Pedro Ivo, na rodovia SC-401 em Florianópolis, Santa Catarina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img